Consolidado no calendário musical da Ilha de Santa Catarina, o Floripa Instrumental volta ao formato presencial no Ribeirão da Ilha neste feriadão, colocando no palco a força sonora das mulheres instrumentistas. Entre sábado (29/4), e segunda-feira (1º/5), subirão ao palco atrações como Filhas de Eva, Marina Bastos, Choro Mulheril e Brisa Boa Trio, além dos consagrados Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Dudu Pimentel, a tradicional Banda da Lapa, que encerra o festival, e muitos outros músicos. Os shows são gratuitos em um dos pontos mais tradicionais da Capital: a Freguesia do Ribeirão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O produtor do evento, Antonio Floriano, conta que nos dois primeiros dias, além dos shows, os espectadores vão poder aproveitar as jam sessions até as duas horas.

– A banda base da jam é de Cássio Moura (guitarra), Arnou de Melo (contrabaixo), Edilson Tatu (piano), Richard Montano (bateria). O palco fica à disposição para o sobe e desce de outros músicos da plateia – revela o produtor, acrescentando que Jorginho do Trompete (trompete) e Toucinho (bateria) são os convidados especiais.

Conclusão do alargamento da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, fica para junho

Continua depois da publicidade

A abertura será no sábado, dia 29, às 14h, com o Grupo Choro Mulheril, que reúne dezenas de mulheres para tocar chorinho, um dos ritmos mais antigos do Brasil. No Floripa Instrumental, elas fazem uma roda para apresentar um repertório dos clássicos do choro e músicas de compositoras mulheres, como a lendária Chiquinha Gonzaga.

floripa-instrumental-atracoes-01
Grupo Mulheril abre o Floripa Instrumental 2023 no sábado (29/4), às 14h, na Freguesia do Ribeirão da Ilha (Foto: Arquivo Pessoal)

No domingo, dia 30, às 14h, quem ancora na praça da Freguesia do Ribeirão da Ilha é a Orquestra Choro do Campeche, um grupo composto por estudantes da Escola Portátil de Música de Florianópolis, dirigida pelo bandolinista Geraldo Vargas. Realizado em parceria com o Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, a Orquestra dedica-se à execução de arranjos, melodias e harmonias de grandes compositores de chorinho.

VÍDEO: Jacaré “do bueiro” é resgatado depois de um mês em tubulações de Florianópolis

Um dos pontos altos deste ano é o show da musicista Marina Bastos (saxofone, flauta e voz), uma manezinha de nascimento que está há anos em São Paulo e transita em diversos círculos da música.

– Vamos fazer algumas músicas, entre elas as composições Brincadeira de Boi e Valsa para Odete, ambas da mãe – adianta Marina, citando que no repertório estão choro, baião e música popular brasileira.

Continua depois da publicidade

floripa-instrumental-atracoes-02
Sergio Coelho, Rafael Calegari e Luiz Gustavo Zago no show Baixo ao Lado (Foto: Arquivo Pessoal)

A abertura do terceiro e último dia, fica a cargo do grupo Filhas de Eva no Jardim das Delícias, uma fanfarra formada por mais de 40 mulheres, reunidas pela clarinetista, cantora e compositora, Eva Figueiredo. O projeto estreou no pré-carnaval de 2023 e tem o propósito de levar às ruas e praças muita alegria, com marchinhas e muitos outros ritmos brasileiros.

Veja mais notícias de Florianópolis e região

O encerramento fica com a centenária Banda da Lapa e os arranjos de música popular brasileira. Para este ano o grupo prepara uma surpresa para quem estiver na tarde de segunda-feira, no Ribeirão da Ilha, no encerramento do Floripa Instrumental.

Nesses mais de dez anos do festival, já subiram ao palco do Ribeirão da Ilha nomes como Naná Vasconcelos, Arthur Bonilla, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Yamandu Costa, Borghetinho, Hamilton de Holanda, entre outros gênios.

Programação:

Sábado, dia 29 de abril

  • 14h: Roda de Choro Mulheril
  • 16h: Baixo ao Lado com Rafael Calegari, Luiz Gustavo Zago e Sérgio Coelho
  • 20h: Roda Gigante com Arismar do Espírito Santo, Fábio Peron, Bebê Kramer e Gabriel Grossi Jam do Cassio convida Jorginho do Trompete e Toucinho Batera

Continua depois da publicidade

Domingo, dia 30 de abril

  • 14h: Orquestra de Choro do Campeche
  • 16h: Brisa Boa Trio – Angela Coltri, Carol Miranda e Natália Livramento
  • 20h: Marina Bastos convida Silvia Beraldo
  • Jam do Cassio convida Jorginho do Trompete

Segunda-feira, dia 1º de maio

  • 14h: Filhas de Eva
  • 16h: Dudu Pimentel Trio convida Arismar do Espírito Santo e Pedrinho Figueiredo
  • 20h: Banda da lapa

Leia também:

Santa Catarina recebe mais turistas de alta renda e por transporte aéreo no verão, mostra pesquisa

Banda Kiss pede camisetas da Chapecoense durante a passagem por SC

Obra da nova ponte da Lagoa da Conceição é libera em Florianópolis