O feriadão promete ser movimentado em Balneário Camboriú, Itajaí e região. Atrações como o Dream Valley Festival, realizado sexta-feira e sábado no parque temático Beto Carrero World, em Penha, e a abertura da Aventura pelos Mares do Mundo, no sábado, em Itajaí, devem atrair milhares de turistas para o Litoral Norte no fim de semana. Em Balneário Camboriú, 90% das vagas na rede hoteleira estão ocupadas para o feriado. Segundo a tesoureira do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Karina Peters, a tendência é que a taxa de ocupação aumente ainda mais nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
– Este é um dos poucos feriados longos que tivemos no segundo semestre do ano. Observamos nas ruas que a cidade já está bem movimentada. Se o tempo colaborar, os hotéis podem chegar a quase 100% de ocupação. Quando chove, o turista encerra a viagem mais cedo – diz.
Karina conta que muitos dos turistas do Dream Valley Festival preferiram alugar casas próximo ao local do evento do que ficar em hotéis. Mesmo assim, a economia deve se aquecer com a presença do público jovem na região.
– Todo evento ajuda a complementar o movimento. Embora não ajude na ocupação, a divulgação eleva as taxas como um todo. As festas tem um papel muito forte nisso porque geralmente atraem jovens, solteiros, que gastam mais no comércio, bares e restaurantes. É um público muito interessante – afirma.
Continua depois da publicidade
Para o presidente do Sindisol, Alessandro Fondini, muitos turistas escolhem Balneário Camboriú como hospedagem e se deslocam para outros destinos durante a estadia.
– A cidade serve como ponto de partida até mesmo pela localização. Acredito que o movimento ainda vá melhorar muito, principalmente por tudo o que temos a oferecer – diz.
Em Itajaí, a procura por leitos também é intensa. Segundo o diretor de Planejamento da Secretaria de Turismo, Darlan Martins, alguns hotéis da cidade já estão lotados até o final da Aventura pelos Mares do Mundo.
Continua depois da publicidade
– Infelizmente não teremos barcos por causa do atraso na largada, mas as atrações seguem normalmente e esperamos receber um grande público logo neste primeiro fim de semana. Essa movimentação toda deve impactar a economia da região de um modo geral – conta.
Além do movimento nos hotéis, comércio, bares e restaurantes também devem colher os frutos com a vinda dos turistas.
Economia deve continuar aquecida
Para o presidente da CDL de Itajaí, Hamilton Sedrez, o feriado deve ser uma prévia para o turismo e a economia da região durante a temporada.
Continua depois da publicidade
– Nos próximos dias as vendas devem aumentar, assim como nas próximas semanas. O feriado em si já é um evento importante. A população sai mais as ruas, visita o comércio e compra mais – diz.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Onézio Gonçalves Filho, os grandes eventos da região devem continuar movimentando a economia mesmo após o encerramento das festividades. A previsão é que o Aventura pelos Mares do Mundo consolide Itajaí como ponto forte no turismo náutico.
– Futuramente, poderemos receber a instalação de novos estaleiros, paradas de veleiros e receber feiras no setor náutico – afirma
Continua depois da publicidade
Cerca de 300 mil pessoas devem passar pela Vila da Regata até dia 1º de dezembro. Segundo o secretário, toda a divulgação gerada em torno da festa, tanto nacional quanto internacionalmente, podem render frutos no futuro. Ainda sobre a economia, Filho diz que é impossível mensurar quanto o evento pode beneficiar Itajaí, já que é a primeira vez que ele acontece, mas as expectativas são boas.