O fentanil está se tornando o responsável pela quarta onde de mortes por drogas nos Estados Unidos. Só em 2023, mais de 100 mil pessoas morreram de overdose no país, sendo que dois terços dos óbitos foram causados por este opioide. Os dados são de um estudo recente da Universidade da Califórnia (UCLA). Para comparação, em 2010, cerca de 40 mil pessoas morreram de overdose nos EUA. Dessas, cerca de 4 mil eram pelo fentanil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Considerado uma epidemia, o aumento de mortes por esse opioide nos EUA está relacionado as propriedades químicas da droga — que é 50 vezes mais potente que a heroína — seu custo de produção e a prática de diluição em outras drogas, como cocaína. Continue a leitura para entender os riscos da substância.
O que é o fentanil?
O fentanil é um medicamento analgésico da classe dos opioides e é prescrito por médicos para tratar dores fortes. O fármaco é recomendado para quadros como tumores em fase terminal ou para procedimentos cirúrgicos mais graves.
Continua depois da publicidade
A droga é usada nessas situações por sua capacidade analgésica bem acima da média. O fentanil chega a ser 70 vezes mais forte que a morfina, um medicamento já considerado bastante forte para o alívio da dor. Além disso, é utilizado para anestesias de procedimentos rápidos como endoscopias.
Porém, o cenário começou a mudar quando traficantes começaram a produzir e a distribuir a droga. De acordo com a Drug Enforcement Administration (DEA), órgão que fiscaliza e controla a repressão a narcóticos nos Estados Unidos, o fentanil vem de laboratórios clandestinos do México e chega aos traficantes americanos.
Mistura com outros entorpecentes
Outro fator que agrava a situação é que muitas vezes o fentanil não é utilizado sozinho. O mesmo estudo da Universidade da Califórnia (UCLA) aponta que os usuários estão misturando a substância com outras drogas, como a cocaína e a metanfetamina.
Continua depois da publicidade
Segundo artigo do Metrópoles, a tendência vem sendo notada em todo o país, mas as combinações diferem e se adaptam ao padrão de consumo de cada região.
Foram encontradas taxas de mortalidade maiores por mistura de cocaína e fentanil nos estados da região nordeste dos EUA como Vermont e Connecticut, pois a oferta desses estimulantes é maior nessa região. Em outras regiões como Califórnia e Virginia, a combinação mais letal é a de fentanil com metanfetamina.
Efeitos do fentanil no corpo
O fentanil é uma droga extremamente viciante e a abstinência gera dores fortes no corpo, o que aumenta a recorrência do uso. A droga gera uma sensação de relaxamento e pode levar até a um coma profundo.
Continua depois da publicidade
De acordo com explicação Dr. Drauzio Varela, o fentanil é mais perigoso por ser muito mais letal que outros opioides, já que pode gerar uma overdose com apenas 2 miligramas da droga na veia. Para se ter uma ideia, a cocaína começa a ser letal com cerca de 500 miligramas de uso.
Outro ponto que o especialista levanta é a velocidade que o fentanil pode matar o usuário. Segundo Dr, Varela, a droga, quando injetada na veia, pode gerar uma parada cardiorrespiratória em questão de segundos ou minutos. Ao contrário de outros entorpecentes, que o quadro de overdose se desenvolve de forma lenta, permitindo que a pessoa procure auxílio médico.
Pessoas sob uso de fentanil nos EUA
Continua depois da publicidade
Proibição do fentanil
A princípio, nenhum país vetou o uso do fentanil, já que essa é uma fármaco bastante útil em hospitais. Entretanto, alguns líderes já estão discutindo e pressionando pela ideia internacionalmente.
Em março de 2023, o presidente do México Andrés López Obrador sugeriu aos Estados Unidos que ambos os países proibissem a droga para fins medicinais. O governante reiterou que iria consultar a comunidade científica antes de tomar qualquer decisão.
Outro problema são as importações internacionais, que facilitam o desvio na carga e o acesso de traficantes à substância. Por isso, o governo americano iniciou uma pressão mais forte em cima da China. De acordo com o jornal New York Times, o objetivo é fazer com que o governo chinês fiscalize a saída de produtos que são base da produção do fentanil.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Ozempic natural? Os alimentos que emagrecem como o medicamento
10 coisas bizarras que eram “normais” em um passado não tão distante
Os sinais de que a vitamina B12 está muito baixa no seu corpo