Quando a noite começa a cair o céu escurece em meio às nuvens, mas nem sempre essa escuridão ocorre do mesmo jeito. Às vezes, os tons escuros demoram mais a chegar, e é justamente nestes dias que o colorido sob as cidades proporciona um espetáculo de cores digno de ser admirado.
Continua depois da publicidade
> Confira galeria de imagens do fenômeno registrado em Itajaí e região <
O laranja, o vermelho e o violeta dão contornos de cinema às paisagens do Litoral. Com o contraste dos edifícios e a beleza do mar como complemento, os cenários fazem do fim de tarde um convite a belos registros fotográficos.
E cientificamente o fenômeno também tem uma explicação. De acordo com o responsável pelo Laboratório de Climatologia da Univali, Sergey Araújo, o efeito é chamado de irisação.
É quando o sol reflete na água ou no gelo concentrado em alguns tipos de nuvens, ocorrendo geralmente quando houve algum período de chuva durante o dia. A variedade de cores está relacionada a frentes frias, que mesmo depois de passarem pelos municípios ainda deixam um pouco de gelo nas nuvens.
Continua depois da publicidade
– É um fenômeno que ocorre durante todo o ano, sempre que temos condições de nebulosidade no final do dia – explica Sergey.
Quando o céu estiver um pouco encoberto, portanto, esperar o pôr do sol com uma câmera fotográfica nas mãos pode garantir mais do que simples imagens. Captura momentos, para ficar na memória.