O céu de Santa Catarina ficará iluminado com a superlua azul nesta segunda-feira (19). O fenômeno ocorre uma vez a cada dois anos e coincide com o perigeu, período em que o satélite natural se aproxima da Terra. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A superlua azul poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil a olho nu. Para observar, entretanto, é necessário que o céu esteja limpo e sem nuvens. A previsão é que a Lua apareça no céu a partir das 15h25min, mas o melhor período para observação será durante o anoitecer.
Nevoeiro causa o fechamento de aeroportos e cancelamento de voos em SC
Lua azul
O professor Roberto K. Saito, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que o nome serve para identificar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês.
Continua depois da publicidade
— É muito difícil que ocorra duas Lua cheia no mesmo mês, teria que ocorrer uma logo no início e uma logo no fim — diz o professor.
A origem do termo “lua azul” surgiu da expressão em inglês “Blue Moon”, usada nos Estados Unidos para representar “uma coisa muito rara”, diz Roberto.
— A expressão surgiu em 1930, em uma revista americana chamada Sky Telescope, que falava justamente sobre a lua azul. Mas dizem que, mesmo antes disso, existem registros históricos falando de Lua azul, mas que poderia ser, por exemplo, a quarta Lua cheia dentro de uma mesma estação do ano — conta.
Veja fotos da superlua azul em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Leia mais
Quem são os mortos no ataque a tiros em praça do Rio de Janeiro
STJ divulga edital de concurso público com 400 vagas e salário inicial de R$ 12,4 mil
Escolas de Florianópolis não alcançam meta do Ideb; São José fica abaixo em um quesito