Vídeos feitos pela professora de oceanografia da Univali, Ana Paula Stein, mostram um fenômeno que está mudando a cor do mar no litoral catarinense. Nas imagens, gravadas na noite desta quarta-feira (17), é possível observar momentos que a água fica azul (assista abaixo). A cena despertou reações de encantamento em quem estava na Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
De acordo com o coordenador do curso de oceanografia da Univali, Márcio Tamanaha, a situação é resultado da presença de uma microalga chamada de Noctiluca scintillans, que tem bioluminescência. Ela é ativada por movimento, por isso nas imagens se percebe o azul quando as pessoas passam uma espécie de anzol no mar e também ao jogar uma rede na água.
Vídeo mostra alga brilhando no escuro
Conforme o Instituto do Meio Ambiente (IMA) o fenômeno é o mesmo que ocorreu no começo desta semana em Florianópolis e leva o nome de “maré vermelha”, que, na prática, significa um mix de microalgas, entre elas a que faz a água brilhar. Conforme o órgão, não há risco para saúde se uma pessoa tomar banho nesta água, mas mesmo assim a situação está sendo monitorada.
Continua depois da publicidade
O surgimento das microalgas chegou a causar espanto na comunidade, pois deixou a cor do mar, durante o dia, com uma tonalidade alaranjada. Equipes da Univali fizeram coletas de amostras e confirmaram não ser poluição e, sim, um fenômeno provocado pelo excesso de chuva no Rio Grande do Sul atrelado às correntes marítimas de inverno que trouxeram aquela água para a costa de SC.
Veja fotos do fenômeno
Leia mais
Motorista da Uber expulsa passageira para ir a encontro amoroso em Balneário Camboriú
Aquário de Balneário Camboriú inaugura berçário com direito a “mini-Nemos”; veja fotos
Quem é o empresário por trás do império dos arranha-céus de Balneário Camboriú
IPVA mais caro de Balneário Camboriú é de Ferrari 812 e o mais barato vai te surpreender