Fenômeno no universo da escrita, a autora do best-seller “O Peso do Pássaro Morto”, Aline Bei, é mais uma das atrações confirmadas para o Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode 2024). A obra foi lançada em 2017 e, desde então, mais de 60 mil exemplares já foram vendidos. Junto com ela, outros dois escritores brasileiros também estarão no evento nesta segunda edição, que ocorre entre os dias 11 e 15 de setembro.

Continua depois da publicidade

A entrada é gratuita.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em 2024, o encontro promete reunir, mais uma vez, leitores de todas as idades e em um único lugar para ver de perto autores de renome. Além da jovem e talentosa romancista Aline Bei, o poeta Ricardo Aleixo e o autor de romances distópicos incluído na lista dos 50 mais influentes da Forbes, Joca Reiners Terron, chegam à pequena Alemanha em pouco mais de um mês.

Como o festival vai conectar a literatura brasileira à de expressão alemã, dois autores do país europeu também já foram anunciados: o biógrafo de Franz Kafka, Reiner Stach, e a ilustradora e autora de livros infantis Susanne Strasser.

Continua depois da publicidade

Segundo a organização do evento, o elenco de escritores ainda deve crescer nas próximas semanas. Considerado o único festival internacional de literatura em Santa Catarina, o Flipomerode reúne, durante cinco dias, autores e leitores de diversos níveis e faixas etárias.

No local, eles participam de leituras, debates, palestras, exposições, peças de teatro, performances, shows e outras atividades que ocorrem no Centro Cultural de Pomerode. O tema desta edição é o centenário de morte de Franz Kafka, um dos mais influentes escritores do século 20, autor de clássicos como “A Metamorfose” e “O Processo”.

A reserva dos ingressos pode ser feita pela internet a partir de agosto. Além disso, as novidades do Flipomerode 2024 são divulgadas no site do evento e nas redes sociais do festival.

Saiba mais sobre os autores brasileiros já confirmados para 2024

Aline Bei

Aline Bei se tornou um fenômeno literário já na estreia, com o romance “O Peso do Pássaro Morto”, lançado em 2017. O rápido interesse do público foi provocado pelo Prêmio São Paulo de Literatura (2018) e pela interação de Aline com os leitores no Instagram.

Continua depois da publicidade

Em 2021, lançou “Pequena Coreografia do Adeus” (2021), outro sucesso nas redes sociais, com leitores repercutindo espontaneamente o conteúdo da obra. O livro também teve boa aceitação da crítica, sendo finalista dos prêmios São Paulo e Jabuti de 2022.

A prosa de Aline Bei tem ritmo de poesia, em versos, recheada de jogos de palavras e pontuações heterodoxas. Aborda temas como família, pressões e convenções sociais sobre a mulher, relações e identidade.

Ricardo Aleixo

Nascido em Belo Horizonte em 1960, Ricardo Aleixo é um artista que domina diferentes linguagens artísticas, como poesia, música, artes visuais e performances. Essa capacidade multimídia é marcante nas obras literárias. A escrita do poeta manifesta-se também por meio do corpo, da imagem e do som.

Ricardo tem quase 20 livros publicados. Entre as principais obras estão “Modelos Vivos” (2020), “Mundo palavreado” (2013) e Extraquadro (2021), finalista do Prêmio Jabuti. A poesia de Ricardo Aleixo aborda com ironia e crítica temas sociais, como o racismo e as relações na cidade, mas também o amor e a ancestralidade.

Continua depois da publicidade

Joca Reiners Terron

Cuiabano radicado em São Paulo, Joca Terron transita entre diferentes gêneros literários, como romance, conto, poesia e dramaturgia. Além de escritor, é designer gráfico e usa essas habilidades na composição dos textos, com ilustrações e elementos visuais.

Neste ano, foi incluído pela revista Forbes na lista de 50 brasileiros que se destacam após os 50 anos de idade.

Joca Terron cria fabulações distópicas, que misturam mitologia e ficção, e que funcionam como ácidas alegorias da realidade social brasileira. Venceu o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, com o livro “Do Fundo do Poço se vê a Lua” (2010). Entre as obras mais recentes estão “A Morte e o Meteoro” (2019), “O Riso dos Ratos” (2021) e “Onde Pastam os Minotauros” (2023).

*Sob supervisão de Bianca Bertoli

Leia também

Pomerlamm Fest traz show nacional de Fernando e Sorocaba a Pomerode

Aprenda a fazer “Marido Gelado” e outros doces com nomes inusitados