Os catarinenses poderão observar um dos mais aguardados espetáculos celestiais do ano nesta quarta-feira (14). Isso porque desde terça-feira (13), Marte e Júpiter estão alinhados e podem ser vistos no céu de todo o Brasil. De acordo com o Observatório Nacional (ON), o fenômeno deve ocorrer novamente somente em dezembro de 2033. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Até a próxima sexta (16), conforme a ON, a proximidade entre Marte e Júpiter será inferior a 1 grau (algo como um terço da largura da lua). Contudo, a separação entre os planetas atingirá o seu ponto mínimo nesta quarta-feira.
O que é a bola brilhante que atravessou o céu em “câmera lenta” no Norte de SC
Para observar o fenômeno, é necessário que as condições climáticas estejam favoráveis e procurar a porção leste do céu (lado onde o sol nasce).
Continua depois da publicidade
Saiba como acompanhar a chuva de meteoros e outros eventos astronômicos de agosto
Neste ano, outra conjunção planetária poderá ser observada no céu do Brasil. A próxima, de acordo com o Observatório de Valongo, deve ocorrer no dia 27 de agosto, quando a Lua, Marte e Júpiter vão ficar lado a lado. O melhor horário para ver o fenômeno será após às 3h, na direção leste.
Relembre como foi o eclipse solar total em abril de 2024
Leia mais
Cidade de SC fica coberta por gelo e amanhece com -4°C
Geada muda paisagem de Blumenau e região e marca despedida do frio intenso; veja fotos