Mais de 10 mil crianças de 91 escolas do município vivenciaram gratuitamente o mundo mágico das artes cênicas nos últimos nove dias. Encerrado ontem, o 19º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) sentiu o peso da crise econômica, tendo de ser adiado de agosto para novembro para captar recursos junto a empresas pela Lei Rouanet. Superou essas dificuldades e mostrou que chegará aos 20 anos de história, em 2016, com uma representatividade cada vez maior entre companhias teatrais do país.

Continua depois da publicidade

O Fenatib vai migrar de vez para novembro: no ano que vem, terá uma noite de abertura no dia 3 e vai até dia 12. Uma das novidades será o 1º Seminário Nacional de Estudos Sobre Teatro Para Crianças e Jovens, que promete reunir pesquisadores, professores e outros interessados para debater os rumos do teatro infantil no Brasil. Uma exposição de bonecos de vários países, oferecida pela Universidade de Brasília, também pode figurar como atração especial na edição comemorativa.

– Queremos trazer mais espetáculos para aumentar nossa representatividade e atingir ainda mais crianças. Para isso, precisamos aumentar a captação de recursos – comenta a coordenadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann.

Edição trouxe grupos de cinco estados

Neste ano, grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina – representada pelos locais da Cia Carona de Teatro, os itajaienses da Cia Manipuladora de Formas ETC I TAL e os rio-sulenses da Trip Teatro de Animação – participaram da programação. Palhaços, William Shakespeare e até uma trágica história envolvendo duas crianças na conflituosa Faixa de Gaza, no Oriente Médio, foram alguns dos temas explorados pelos artistas. Os cariocas da Cia Histórias Pra Boi Dormir estavam encantados com a primeira participação:

Continua depois da publicidade

– Desde que formamos o grupo, há uns dez anos, sonhávamos e tentávamos participar do festival, pois ele é uma grande referência no teatro infantil nacional – comentou a atriz Laura Telles.