O retorno da Fenaostra ao calendário de eventos festivos da cidade traz um importante incremento ao cultivo das ostras em Florianópolis. Os seminários técnicos que acontecem nos dias 17 e 18 junto à festa, irão capacitar os produtores, estudantes de aquicultura e empresários para profissionalizar cada vez mais a atividade. Novas parcerias técnicas com instituições francesas anunciadas pelo prefeito Cesar Souza Junior devem colocar a Capital como referência no cultivo.
Continua depois da publicidade
:: Confira aqui a programação do evento que começa nesta quarta-feira ::
Os seminários promovidos pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof) vão tratar de temas como empreendedorismo e a parte técnica do cultivo, além da implantação do selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal. O superintendente do Igeof, Everson Mendes, explica que a capacitação dos produtores e maricultores, vai agragar valor ao produto:
– Foram quase 500 inscritos que vão receber informações dos melhores técnicos do Brasil, para colocarmos Florianópolis como referência com mais segurança.
Segundo o Prefeito Cesar Souza Junior, ao menos três parcerias negociadas em recente viagem para a França devem ser firmadas ainda neste ano: 12 maricultores farão intercâmbio de estudos em 2014 no Lycée de la Mer et du Littoral, outros dois farão pós-graduação técnica na instituição e técnicos do Institut Français de Recherche pour l’Exploitation de la Mer (Ifremer), virão a Florianópolis para avaliar a qualidade das ostras e adequar aos padrões internacionais, além de passar pesquisas técnicas e centíficas na área.
Continua depois da publicidade
– Nossa cidade vai se adequar aos padrões internacionais de cultivo, e com certeza poderemos exportar ostras de excelente qualidade para outros países – declarou.
Sabor sem igual Deu água na boca de tanto falar no saboroso molusco? Além das tradicionais ostras naturais, ao bafo e gratinadas, existem diversas maneiras de preparar pratos com o igrediente.