Que a música é a linguagem universal, que não precisa de explicações e traduções, o Festival de Música de Santa Catarina já provou. Afinal, desde 2006 músicos estrangeiros se encontram em Jaraguá do Sul, fazem aulas e tocam em concertos lado a lado, se compreendendo, literalmente, na mais perfeita harmonia.
Continua depois da publicidade
No entanto, o intercâmbio que o Femusc promove tem seu momento mais forte na noite desta terça-feira, quando ocorre o Concerto das Nações. O evento faz parte da programação dos Grandes Concertos, sediados todos os dias no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar), às 20h30.
– O concerto é uma estratégia pedagógica e psicológica. Na música erudita e nas belas-artes, as pessoas são bombardeadas com regras e limitações que reprimem a personalidade do artista. Na música popular não tem isso. O concerto traz a personalidade livre da música popular e depois passamos as próximas duas semanas ensinando os alunos a pegarem a personalidade da música popular e levarem para o erudito – conta o maestro e diretor artístico do Femusc, Alex Klein.
Entre os hermanos da América do Sul, estão grupos musicais de sete países e, ainda vindos do continente americano, Honduras e Panamá representam a América Central, enquanto o Norte terá grupos do México e uma harpista canadense. Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Malásia completam o programa desta noite, que promete mais liberdade no palco do que as outras noites dos Grandes Concertos.
Continua depois da publicidade
É um momento em que a interação entre os músicos pode acontecer o tempo todo, com colaborações entre países, e até trajes típicos e fantasias são incorporados para dar um tom a mais nas apresentações.
– Incentivamos para que seja incrementado com fotos e vídeos de sua terra natal. Além disso, o concerto é uma forma de valorizar a música de cada país. É o momento de cada um mostrar o que tem de diferente – avalia o maestro.
Antes do concerto, ele e a flautista argentina Lorena Bianucci abrem a noite com a palestra do Musicalmente Falando, que tratará de apresentar o conceito do Concerto das Nações. Assim como todas as apresentações do Femusc, a entrada é gratuita, com ingressos podendo ser retirados na bilheteria da Sociedade Cultura Artística dois dias antes do evento, até esgotarem-se os lugares. O Femusc continua até 1º de fevereiro, com apresentações em vários pontos de Jaraguá e região.
Continua depois da publicidade
O QUÊ: Concerto das Nações.
QUANDO: hoje, às 20h30.
ONDE: Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (rua Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz, Jaraguá do Sul)
QUANTO: todas as apresentações são gratuitas, com ingressos disponíveis na bilheteria da Scar. A retirada de ingressos pode ser feita sempre dois dias antes do evento.
MAIS INFORMAÇÕES: (47) 3373-8652, no Instituto Festival de Música de Santa Catarina.