A 13ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) reuniu mais de cem mil espectadores durantes os 14 dias de evento em Jaraguá do Sul. Considerado o maior festival-escola da América Latina, participaram desta edição: 380 alunos de 21 países, alguns dos mais renomados professores de todo o mundo e quase 200 crianças e jovens em programas de formação musical.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Femusc também modificou a rotina da região, envolvendo um público que chegou a 65 mil pessoas em 200 concertos gratuitos. Já nas transmissões ao vivo pela internet, as apresentações foram acompanhadas por 40 mil espectadores de 29 nações. De acordo com Alex Klein, diretor-artístico, este foi o festival mais denso de atividades nas 13 edições já realizadas.

– O cansaço generalizado ficou óbvio em todos, mas temos duas semanas somente para celebrar tudo aquilo que o Femusc valoriza. Por tudo isso, eu o considero um grande sucesso – explica o diretor.

Klein também destacou como pontos altos do evento, a montagem da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, que teve duas récitas com plateias completamente lotadas, e também da obra l’Enfant et les Sortilèges, de Maurice Ravel.

— As obras sinfônicas também foram muito bem interpretadas. A Orquestra Filarmônica do Femusc Jovem se apresentou e foi muito elogiada no concerto de gala aos patrocinadores, não só pelo seu conjunto, mas também por alunos individuais que assustaram professores pelo seu talento — explica.

Continua depois da publicidade

Com este cenário, segundo o diretor, já é possível prever que, no futuro, alunos de Jaraguá e região terão acesso a bolsas de estudo ao exterior concedidas durante o Femusc. Neste ano, ocorreram audições formais para instituições norte-americanas localizadas em Cincinnati e no Mississippi. Em todas as 13 edições, mais de cem alunos saíram do país a partir do festival. Com o encerramento da edição deste ano, a diretoria já começa a organizar a próxima.

— O festival é de todos nós e nosso desafio é permanente, mas, juntos, estamos transformando Jaraguá do Sul na Capital da Música — garante Paulo Polezi, presidente do Instituto Femusc.

Em 2019, o Femusc acontece entre os dias 20 de janeiro e 1 de fevereiro e as inscrições iniciam em 10 de agosto deste ano.