O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) terminou com um número recorde de público. A 8ª edição ultrapassou novamente a previsão e somou mais de 45 mil espectadores nas 200 apresentações em Jaraguá do Sul e região. Segundo o diretor executivo, Fenísio Pires Júnior, a série Grandes Concertos, com a participação de professores e músicos profissionais, teve lotação em todas as noites. Os ingressos, distribuídos gratuitamente no Centro Cultural da Scar, chegaram a esgotar com 24 horas de antecedência.
Continua depois da publicidade
Quem pode se beneficiar do aumento de público na edição deste ano são os próprios alunos. De acordo com Fenísio, com a maior procura pelos concertos, a diretoria do evento estuda ampliar o número de professores e vagas oferecidas para os próximos anos.
– Para isso acontecer, é necessário fazer parcerias para o uso de outros prédios – afirma.
Neste ano, 530 alunos garantiram lugares. Até a sétima edição, este número era de 350.
Prevendo a grande presença do público, o festival instalou um telão no Pequeno Teatro da Scar para que quem não conseguisse poltronas pudesse assistir aos concertos com conforto. O diretor artístico do Femusc, Alex Klein, conta que parte dos que ficaram de fora do teatro é formada por alunos, que querem prestigiar os professores no palco.
Continua depois da publicidade
– Para o ano que vem, poderíamos até colocar cadeiras no palco para alunos, já que o espaço tem capacidade para cerca de 100 músicos com segurança – avalia Klein, que aponta como destaques do 8º ano a presença significativa de 80 colombianos e os concertos com Leon Spierer e Marlos Nobre.
Outras mudanças também podem ocorrer já no próximo ano, como a transferências dos concertos Piano Masters e Momento Springmann para o Grande Teatro da Scar, com capacidade para mais de mil pessoas.
– Estamos sempre evoluindo. Só vamos repetir aquilo que estiver 100% – garante Klein.
O diretor artístico acredita que os convites e bolsas de estudos devem continuar surgindo até três meses após o término do festival para alunos que se destacaram nas aulas. O número de oportunidades oferecidas em 2013 é estimado entre 20 e 30.
A nova edição do festival já está sendo pensada há dois meses, mesmo antes do início da programação deste ano. Os alunos devem ficar atentos para as inscrições, previstas para agosto deste ano. O processo é feito pelo site oficial www.femusc.com.br.
Continua depois da publicidade