Para alunos e organização, a 8ª edição do Festival de Música de Santa Catarina – Femusc começou em agosto deste ano, quando as inscrições foram abertas. Os nomes dos mestres que vão conduzir as aulas ainda nem estavam definidos e, mesmo assim, 530 alunos garantiram os concorridos lugares na edição de 2013, que ocorre de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
O número recorde de vagas – até ano passado eram oferecidas 350 – agora se justifica: em mais um ano, o festival traz renomados profissionais para compartilhar conhecimento musical.
As grandes estrelas da 8ª edição foram divulgadas na terça-feira, em coletiva no Centro Cultural da Scar. Charles Stegeman, violinista canadense presente desde a primeira edição do Femusc; Ricardo Castro, pianista da Orquestra Juvenil da Bahia; Catherine Larsen-Maguare, maestrina inglesa; Catalin Rotaru, contrabaixista romeno; e Pedro Carneiro, percussionista português, vão dividir os holofotes com nomes igualmente importantes como a harpista Rita Costanzi, que estará presente nesta quarta-feira, às 19 horas, no lançamento oficial do festival no hall da Assembleia Legislativa, na Capital.
Fazendo jus ao tema deste ano – “Do Mundo Todo para o Mundo da Música” -, o evento contará com 30 bandeiras representadas. Só do Peru o Femusc recebeu 15 inscrições. Mas contrariando os anos anteriores, os catarinenses são a maioria. São Paulo, que costuma levar o título, ficou em segundo lugar na ocupação de vagas.
– No ano passado, muitos alunos foram convidados para receber bolsas de estudos em outros países. Um dos premiados foi um peruano, por isso o grande número de interessados deste país – comenta o diretor artístico e maestro, Alex Klein.
Continua depois da publicidade
Os repertórios das apresentações públicas, todas gratuitas para o público, foram definidos com a ajuda online dos participantes. Grande parte será de composições alemãs, já que 2013 comemora-se o Ano da Alemanha no Brasil.
– O 8º Femusc está com um repertório difícil. A ‘5ª Sinfonia de Mahler’ é um exemplo, poucas orquestras do País conseguem interpretá-la – afirma Klein.
A programação dos concertos e encontros com o público pouco mudou. O Femusc continua realizando a Série Grandes Concertos, Piano Masters, Momento Springmann e Musicalmente Falando, além das apresentações em praças, shoppings e igrejas de Jaraguá do Sul e cidades da região.
O investimento médio do evento é de R$ 2 milhões, sendo que R$ 1,690 milhão já foi captado por meio de leis de incentivo e repasse do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
O tradicional Femusckinho, espécie de colônia de férias musical para crianças de seis a 12 anos ainda está com as inscrições abertas. A novidade da edição é o Femusc Jovem, projeto voltado para a faixa etária de 13 a 17 anos que quer dar continuidade à iniciação musical do Femuskinho. Para esta modalidade, o evento dispõe de 50 vagas. As inscrições para o Femusckinho e Femusc Jovem são feitas pelo www.femusc.com.br.