O crescimento do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) traz em sua esteira o desenvolvimento de áreas que atuam junto à produção do evento. Ao longo de nove anos, o festival profissionalizou-se, dando a oportunidade de capacitação para aqueles que trabalham para o festival. Conforme o diretor executivo do Femusc, Fenísio Pires Júnior, são 450 postos de trabalho para a produção do evento – os postos são ocupados por empresas terceirizadas. Para completar a equipe e atender à demanda, é comum que colaboradores temporários sejam contratados pelas empresas.

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– Comecei em outubro auxiliando com as inscrições do Femuskinho e do Femusc Jovem – conta Ana Laís Schauffert, 25, contratada da Lisa Jaworski Produções.

Atuando na área de produção executiva como assistente de ensalamento, a jovem encontrou no festival uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de técnico em eventos.

– Para o currículo, é bom. Eu tinha experiência em eventos menores, mas o Femusc está em outro patamar. Eu não tinha noção de como é – conta Ana.

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Na Lisa Produções, além da equipe de quatro funcionários, são mais três contratados temporariamente, além de quatro monitores de recreação especialmente para o Femuskinho. O sócio-proprietário da empresa, Nelson Borchard, conta que nos primeiros anos havia dificuldade para as contratações. Hoje, a situação se inverteu. Até alunos de cursos de música tentam vagas junto ao festival, apenas pela oportunidade de aprender, mesmo que de forma voluntária. Entre os profissionais, também houve busca por aperfeiçoamento.

Para Fenísio Pires Júnior, a profissionalização da equipe envolvida no evento é evidente, dando à cidade a capacidade de receber grandes eventos musicais ou grandes nomes da música, especialmente no que tange a orquestras. Ele próprio expandiu os serviços a partir do Femusc. Até 2006, sua empresa atuava apenas com eventos esportivos e turismo ecológico. Hoje, a equipe também é especializada em eventos culturais.

– Agora estou em uma escola. É inimaginável um lugar em que se possa entender uma orquestra em tão pouco tempo.

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Outros serviços beneficiados

Não são apenas as áreas artísticas e ligadas ao turismo que cresceram junto ao Femusc. Outros serviços foram criados ao longo das edições do evento, suprindo necessidades tanto da organização quanto de visitantes. A empresa jaraguaense Qualix Tecnologia Ltda. é um exemplo disso. Em seus primeiros anos, o Femusc fazia inscrições e a organização de agenda de forma manual, por meio de tabelas. Há quatro anos, surgiu o programa que informatizou o processo. Agora, tudo é organizado com uso de software.

– Controlam-se a inscrição, o pagamento, o envio de arquivos de demonstração, alojamento, ensalamento das oficinas e agenda de apresentações. Cada participante recebe sua agenda individual impressa – cita o gerente comercial de marketing da empresa, Cláudio Zendron.

O produto exigiu conhecimento do tema: não são raras as reuniões com a equipe de organização do Femusc. Na empresa, a partir de abril, três funcionários dedicam-se ao desenvolvimento do software, que fica pronto em agosto, quando são lançadas as inscrições. Neste ano, o projeto mostrou seu primeiro resultado fora da cidade: a empresa responsável por um festival no Espírito Santo entrou em contato com a Qualix, mostrando interesse no produto.

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