Felipe França conquistou nesta sexta-feira o segundo pódio da natação brasileira no Pan-Pacífico, que está sendo disputado em Gold Coast, na Austrália. Ele faturou a medalha de prata nos 100 metros peito, com o tempo de 59s82. Perdeu o ouro na batida de mão para o japonês Yasuhiro Koseki, que marcou 59s62. Enquanto isso, o neozelandês Glenn Snyders levou o bronze.
Continua depois da publicidade
Com a prata, Felipe França mostra boa reação no circuito internacional após cair de rendimento nos últimos anos. Campeão mundial nos 50 metros peito em 2011, o brasileiro não chegou nem nas finais dos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Os fracos resultados o afastaram da seleção.
Agora, porém, parece retomar a boa fase com este pódio na Austrália. Foi a segunda medalha de Felipe França na história do Pan-Pacífico, depois do ouro que conseguiu nos 50 metros peito em 2010. Para o Brasil, também foi o segundo pódio nesta edição da competição. No dia anterior, quando aconteceu a abertura da disputa em Gold Coast, Leonardo de Deus garantiu a prata para a seleção brasileira nos 200 metros borboleta.
Ele voltou
O Pan-Pacífico marca o retorno internacional de Michael Phelps, o supercampeão olímpico que desistiu de aposentadoria após quase dois anos longe da natação. Nesta sexta-feira, ele mostrou que continua sendo um dos melhores do mundo, ao ajudar a equipe norte-americana a conquistar o ouro no revezamento 4×200 metros livre, com o tempo de 7min46s40.
Continua depois da publicidade
Individualmente, porém, Phelps ainda não atingiu o nível esperado. Em sua primeira final, ele ficou apenas em quarto lugar nos 100 metros livre. Cravou 48s51, sendo superado pelo australiano Cameron McEvoy, com 47s82, pelo também norte-americano Nathan Adrian, com 48s30, e por outro australiano, James Magnussen, que foi bronze com a marca de 48s36.
Sem contar com Cesar Cielo, que preferiu não disputar o Pan-Pacífico, os brasileiros não conseguiram se aproximar do pódio nos 100 metros livre. Nicolas Oliveira marcou o tempo de 48s69 e ficou em quinto lugar. João de Lucca registrou 48s97 e terminou a prova em sétimo. Sem avançar à disputa de medalha, Marcelo Chierighini disputou a final B e levou a melhor, com 48s68. Nas demais provas, as irmãs australianas Cate e Bronte Campbell fizeram uma dobradinha, com ouro e prata, na final dos 100 metros livre. A norte-americana Simone Manuel desbancou a compatriota Missy Franklin e ficou com o bronze.
Nos 100 metros peito feminino, a veterana norte-americana Jess Hardy faturou seu primeiro título no Pan-Pacífico nesta prova. Ela superou a japonesa Kanako Watanabe e a canadense Breeja Larson, prata e bronze, respectivamente. Já nos 400 metros medley, prova que Thiago Pereira desistiu de disputar no Pan-Pacífico, o ouro foi para o japonês Kokuke Hagino (4min08s31). Na versão feminina, o títuli ficou com a norte-americana Elizabeth Beisel (4min31s99).