Com a demissão de Mano Menezes nesta sexta-feira, três nomes surgiram como favoritos para assumir a Seleção Brasileira: Felipão, Muricy e Tite. Veja as credenciais de cada técnico que pode ser escolhido pela CBF.
Continua depois da publicidade
Enquete: Quem você quer que seja o técnico da Seleção?
Continua depois da publicidade
Conhecido por conduzir suas equipes com mão de ferro, o passofundense de 64 anos, campeão da Libertadores com o Grêmio em 1995, já provou na própria Seleção Brasileira que funciona bem sob pressão.
Em 2001, foi chamado às pressas para assumir um grupo problemático, que corria o risco de nem se classificar para a Copa do Mundo do ano seguinte _ a Seleção, que enfrentava uma constante troca de técnicos, não havia empolgado com Vanderlei Luxemburgo, nem com Candinho, nem com Emerson Leão.
Contrariando interesses, Felipão cortou o atacante Romário do time, garantiu a classificação e comandou o Brasil no pentacampeonato mundial. Na Copa seguinte, em 2006, virou ídolo em Portugal ao conduzir a seleção do país até as semifinais, após vencer a temida Inglaterra.
Atualmente sem contrato com nenhum clube, Felipão (que ganhou o apelido de Big Phil enquanto treinava o Chelsea, em 2008) é a alternativa da CBF considerada mais fácil para assumir a Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
A CREDENCIAL: Xerifão do Penta em 2002
Muricy Ramalho
Em 2010, antes de Mano Menezes ser anunciado como técnico da Seleção, Muricy era o favorito para assumir o posto. Chegou a ser convidado para o cargo, mas viu-se obrigado a recusar porque mantinha um contrato com o Fluminense. Como a CBF não quis bancar a multa rescisória, Mano foi o plano B.
Aos 56 anos, atualmente treinando o Santos, Muricy ainda goza de prestígio entre os dirigentes da entidade. Sua reputação ganhou força desde que venceu os campeonatos brasileiros de 2006, 2007 e 2008 pelo São Paulo, uma das maiores façanhas de um treinador brasileiro. Mas, para tirá-lo do Santos, a CBF precisa assumir a multa do contrato previsto até dezembro de 2013.
Em entrevista coletiva ontem à tarde, Muricy não descartou treinar e Seleção, mas enfatizou seu compromisso com o clube paulista:
_ Deixei na mão do clube quando assinei, como sempre faço. Não saio de primeira, sem a permissão do Santos.
Continua depois da publicidade
A CREDENCIAL: Campeão brasileiro três anos seguidos
Tite
Talvez seja dele o título de melhor desempenho entre os técnicos brasileiros neste ano. Venceu a Libertadores pelo Corinthians, uma taça inédita festejada pelo clube, e depois comandou uma arrancada empolgante no Campeonato Brasileiro, onde o time ocupa a quinta posição.
Caxiense de 51 anos, Adenor Leonardo Bacchi acabou de renovar contrato com o Corinthians, que venceu o Brasileirão do ano passado também sob o seu comando. Em entrevista coletiva ontem à tarde, o diretor de futebol do clube, Roberto de Andrade, cortou qualquer possibilidade de acerto com a CBF:
_ Tite tem contrato até dezembro de 2013 e vai cumprir. Se o convite surgir ali na frente, talvez a gente converse, mas a posição do clube já está aqui: o Corinthians não libera.
Pouco antes, o técnico foi abordado por repórteres enquanto caminhava em direção ao campo onde os titulares treinariam. Limitou-se a dizer uma única frase:
Continua depois da publicidade
_ Que papai do céu me ilumine.
A CREDENCIAL: Atual campeão da Libertadores