Quando se fala em felinos, muita gente pensa nos gatos domésticos que são fofinhos, carinhosos e não representam muito risco para nós. Porém, eles não são os únicos da família. Isso porque alguns felinos maiores podem representar uma ameaça real e até matar um ser humano que esteja sem proteção e no habitat natural do animal. Continue a leitura e conheça os três dos mais letais felinos e o que faz deles tão perigosos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Três felinos para se manter distante na natureza

Leopardo

O leopardo é um dos felinos mais implacáveis do mundo, tendo espécies diferentes em vários lugares do planeta, eles merecem atenção. De acordo com o jornal indiano Times of India, só em 2020, 31 mortes aconteceram por ataques de leopardo apenas naquele país.

De acordo com o site Britannica, esse animal tem uma vida principalmente noturna, mas que pode sair às vezes para caçar à luz do sol. Além disso, pode se alimentar de mamíferos diversos, indo de cães até babuínos. Presentes em locais como a África sub saariana, a Índia e a China, o felino gera necessidade de atenção e cuidado de muitos humanos que moram próximos.

Continua depois da publicidade

Guepardo 

Reconhecidos por sua velocidade, o guepardo é um felino que também pode ser bastante letal. Sendo um animal de savana, ele pode ser encontrado principalmente na África, em distintas regiões do continente como Quênia, Tanzânia e Namíbia, por exemplo. Além disso, existem espécies na Ásia que estão em risco de extinção. Segundo o site Wild Explained, os guepardos não costumam atacar humanos por serem bastante ariscos contra nossa espécie.

Ainda assim, podem ocorrer ataques defensivos caso sintam que somos uma ameaça. Mas apesar de serem mansos com humanos, os guepardos são letais com outros animais. De acordo com o Zoológico Nacional de Smithsonian, nos Estados Unidos, esses felinos caçam de dia e obtêm sucesso em mais da metade de seus ataques. Geralmente, eles consomem animais pequenos como impalas, gazelas, aves e coelhos.

Gato-bravo-de patas-negras

Apesar de ser relativamente parecido com o gato doméstico, o gato-bravo-de-patas-negras faz jus ao nome. Isto pois é o predador mais letal registrado até hoje. Mesmo não sendo perigoso para humanos, pelo seu tamanho que vai de 20cm a 25cm, segundo a Smithsonian Magazine, ele não pode ser subestimado. Atualmente, a espécie só é encontrada na África do Sul, na Namíbia e em Botswana.

Continua depois da publicidade

O olhar fofo pode enganar alguns, mas é exatamente isso que ele quer disfarçar. A revista americana ressalta ainda que esse felino consegue mais presas em uma noite do que um leopardo consegue em seis meses. Isso tem um motivo, o gato-bravo-de patas-negras tem um metabolismo que digere os alimentos de forma muito acelerada. Por isso, o felino precisa estar caçando pequenos roedores e pássaros quase sem parar.

Leia também

Veja o que espanta o mosquito da dengue

10 mitos sobre os cachorros da raça pastor alemão