VELZA LEOCADIA MACHADO SEEMANN
Comerciante aposentada, moradora de Florianópolis
Nasci em Santo Amaro da Imperatriz. Meu pai, apelidado de “Lico”, era comerciante e paralelamente a esta atividade fornecia lenha para o Hospital de Caridade e para a Fábrica de Rendas Hoepke – a lenha era o combustível daquele tempo – e também fornecia carne para os Hospitais da Capital. A função em nossa casa iniciava às quatro da manhã e só encerrava quando a noite estava alta. Minha mãe era uma batalhadora. Teve quatro filhos e adotou mais um. Foi uma mulher de muita fé. Quando estava grávida de mim, comprou um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e me deu de presente. Daí eu posso afirmar que a minha fé veio do ventre materno. Hoje moro ao lado da Igreja e participo das missas todos os dias, com muito amor e dedicação.
Continua depois da publicidade
A família era envolvida em política e meu pai era cabo eleitoral de um partido – sempre fomos fiéis à mesma corrente política. Mas eu namorei e casei com um vizinho de partido contrário. Meu pai achava que ele tinha tudo para ser um comerciante bem sucedido e fez o possível até que nos instalou em Coqueiros com uma mercearia e açougue muito bem montado. Meu irmão Walter participava do negócio. Muita gente importante foi nosso cliente: governadores, senadores, deputados, vereadores, juízes desembargadores, enfim, muita gente boa de todos os níveis, destaque maior para a senhora Brasília Menezes, a nossa primeira cliente num distante dia de São João. Toda essa gente utilizava a antiga caderneta, onde eram anotadas as compras e pagas no final do mês. Tivemos grande sucesso na atividade. Com a chegada dos grandes supermercados e das muitas promoções, era inevitável a diminuição do nosso movimento, tornando complicada a vida dos comerciantes menores.
Lá pelas tantas, um amigo nosso assumiu a direção de uma grande empresa e convidou meu marido para trabalhar com ele. Convite feito, convite aceito. Enceramos a atividade comercial e eu fiquei em casa cuidando dos nossos quatro filhos. Hoje eles estão casados e somos avós de seis netos. Eu frequento um curso de pintura. A primeira tela que pintei foi retratando a velha casa onde nasci. Sou uma pessoa realizada e feliz com a família que Deus me deu. Valeu a pena.
Continua depois da publicidade
