Você sabia que ao comprar bebidas alcoólicas, por exemplo, paga 76% do custo total dos produtos apenas de impostos? Em relação a uma barra de chocolate, esse índice é de 38,6% e até ao comprar um pequeno apontador escolar, os tributos chegam a 43,19% do valor total da mercadoria. Com objetivo de levantar a reflexão e debate sobre a importância do retorno do valor pago pela população em tributos, o Feirão do Imposto de 2018 chega à 16ª edição com o tema “Pague 2 leve 1: menos discursos, mais eficiência no uso dos impostos”.

Continua depois da publicidade

Realizado em mais de cem cidades brasileiras com a proposta de informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no país, o evento acontecerá também em Florianópolis e Palhoça. O dia D da iniciativa neste ano ocorrerá no próximo sábado (19), quando a Associação Comercial e Industrial da Capital (Acif) promoverá ações de conscientização e venda de água mineral sem imposto para a população na esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, no Centro da cidade. A água mineral, inclusive, tem tributação de 37,44% de acordo com o site do Impostômetro.

O coordenador da ACIF Jovem, Célio Bernardi Júnior, destaca que o foco do evento é esclarecer a população sobre a alta carta tributária que incide em produtos e serviços e o quanto isso representa no bolso dos brasileiros.

— É importante ressaltarmos que que temos pouquíssimo retorno dado pelo poder público em relação aos valores que pagamos todos os anos.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina o evento é organizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores (Cejesc), com apoio de mais de 60 cidades das doze regionais do Movimento, por meio das Associações Comerciais (ACIs).

Feirão do Imposto em Palhoça será realizado durante a 2ª Corrida Rústica Fatenp

Em Palhoça, o evento acontecerá durante a 2ª Corrida Rústica Fatenp, no próximo final de semana (dias 19 e 20). No sábado (19), os voluntários irão distribuir material informativo durante a entrega dos kits para os participantes. E, no domingo, durante a realização da prova, a partir das 8h, exposição de produtos relacionados à prática esportiva irá apontar a tributação incidente em cada um deles. Por exemplo, em um tênis importado, o imposto corresponde a 58,59% do preço final, enquanto que em uma bicicleta, o índice é de 45,93%.