Sabe aquela ideia de negócio próprio que está há muito tempo na cabeça? Quem sabe seja a hora de tirá-la do papel. É isso que propõe a Feira do Empreendedor, maior evento realizado pelo Sebrae-SC, que volta a acontecer no Estado. Será de 26 a 28 de agosto, das 13 às 21h, no Centrosul, em Florianópolis. A programação será voltada à geração de negócios de todos os tamanhos, com palestras e consultoria de analistas técnicos do serviço nacional e de empresários.
Continua depois da publicidade
Nas edições anteriores, a feira levou orientações pra quem queria montar um negócio e pra quem já tinha. Essa ano, haverá também o foco de driblar a crise com o que o Sebrae chama de ‘aceleração do mercado’. Num momento de economia retraída, as empresas precisam consolidar o seu produto, descobrir mais clientes e novas formas de vender. E para quem vai começar do zero, é bom já botar as mãos na massa sabendo de tudo isso.
— A pergunta que a gente mais ouve é “o que é que está dando mais dinheiro?”. Mas na verdade, cada pessoa tem a sua vocação. E lá elas poderão ser orientadas pra isso. Hoje tu pode montar um negócio com menos de mil reais. Por exemplo: passeadores de cães. Alguém está precisando desse tipo de serviço agora. E cabe a nós ler essas oportunidades — explica o coordenador de negócios do Sebrae, Spyros Diamantaras.
Durante três dias, empresários e futuros empreendedores terão informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios e inovações tecnológicas. Também haverá um espaço dedicado a franquias e até internacionalização de empresas.
Continua depois da publicidade
Dentro da programação, também haverá exibição de filmes sobre empreendedorismo. Os temas dos vídeos são voltados a negócios como pós-venda, motivação, atendimento ao cliente, inovação, negociação, empreendedorismo, liderança, venda, empresa familiar e planejamento estratégico.
É tudo que os sócios Mariane Franco e Leonardo Lima precisam. Eles entraram no ramo da confeitaria há dois meses, mesmo sem nenhuma experiência na área, muito menos o conhecimento de toda a burocracia pra montar um negócio. O produto é uma novidade no mercado: bolo no pote. Por enquanto, estão na informalidade. Os sócios esperam que o Feirão do Empreendedor lhes dê um norte.
— Eu estava desgastada com meu antigo emprego, era gerente de uma loja num shopping, e pedi demissão. Sempre gostei de gastronomia. Fiz um curso online de confeitaria e vi que existia uma onda forte de refeições em potes de vidro nos Estados Unidos. Então comecei a sociedade com meu primo. Hoje temos apenas uma barraca e vendemos de porta em porta ou por pedidos. Mas no futuro queremos montar um foodtruck e quem sabe uma loja física, pensamos grandes — deseja a jovem.
Continua depois da publicidade
Os dois procuraram o Sebrae, buscando a profissionalização. Receberam uma consultoria gratuita e foram convidados para participar da feira. Quem também estiver interessado deve se inscrever no local do evento ao custo de R$ 5. Esse valor é o primeiro investimento para o sonho de ser o próprio chefe.