“ O papel de uma entidade associativista empresarial é muito claro e bem definido nas suas atribuições estatutárias, porém, na prática, dá para ir muito mais longe do que isso. A Associação Empresarial de Palhoça (Acip) promoveu, com apoio da Prefeitura de Palhoça, o Feirão do Emprego 2014 com resultados excelentes. Centenas de pessoas saíram do evento com processos em andamento para ter a carteira assinada.
Continua depois da publicidade
Recomendo a todos os cidadãos, principalmente autoridades, políticos e empresários que na próxima oportunidade não deixem de visitar um evento desses, sintam o clima, os olhares das pessoas, principalmente. O brilho nos olhos de alguém que acabou de garantir uma vaga de trabalho é diferente, tem força e intensidade que raramente se capta em outros momentos.
Assegurar um emprego significa a conquista ou a recuperação da autoestima e que aquela pessoa passará a sonhar dali para frente com uma série de situações e objetivos que serão possíveis graças à remuneração da atividade profissional que acaba de ser alcançada.
Sua perspectiva de vida muda completamente quando se cria uma responsabilidade do seu papel na estrutura de uma empresa dali em diante como parte de uma equipe. Ao mesmo tempo, sua vida pessoal ganha um novo ritmo com a motivação para novos desafios perante a si mesmo a também a seus familiares, para os quais assume papel de referência.
Os resultados tangíveis desta edição do Feirão do Emprego permitirão conclusões positivas nos relatórios de desempenho e análise de custo-benefício do investimento que a entidade promoveu para viabilizar o evento.
Continua depois da publicidade
Mas o melhor legado da iniciativa sem dúvida foram aquelas expressões radiantes de pessoas jovens, adultas ou idosas que deixaram o ambiente do feirão com a certeza de que a vida delas vai melhorar depois da conquista ou reconquista de uma vaga de trabalho. Mais do que perspectivas reais e efetivas de crescimento pessoal e profissional, ali se exerceu a Cidadania em sua plenitude. “