O Instituto da Indústria, em Florianópolis, recebeu nesta terça-feira (02) a sexta edição da Feira de Negócios Sinapse da Inovação. O evento reuniu, de uma só vez, mais de 80 startups, que foram ao local para apresentar as mais diversas soluções, em busca de clientes que possam estar dispostos a investir nas ideias dos empreendedores.
Continua depois da publicidade
A feira faz parte do Sinapse da Inovação, que é considerado o maior programa de empreendedorismo do Brasil. Em Santa Catarina, para cada edição regional, os organizadores receberam mais de 1 mil propostas de novos negócios, das quais apenas uma pequena parte foi selecionada para participar da feira.
O programa é realizado pela Fundação Certi e conta com o apoio do Sebrae, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e do governo de Santa Catarina. O objetivo da feira é conseguir investidores dispostos a fazer aportes financeiros nos negócios que são apresentados a cada edição.
Ideia exportada
Nascido em Santa Catarina, o programa Sinapse da Inovação já ajudou na criação de 489 empresas no Estado. Dessas, 83% seguem ativas, gerando receitas estimadas em R$ 100 milhões. A iniciativa também já foi executada no Amazonas e no Espírito Santo e está em andamento no Paraná.
O sucesso inspirou a criação do programa Centelha, mantido pelo governo federal e que também tem como objetivo fomentar uma nova geração de empreendedores. Em Santa Catarina, o programa Centelha é promovido pela Fapesc. A instituição já está recebendo inscrições, que seguem até o dia 31 de julho, pela internet. Os escolhidos receberão R$ 60 mil para colocar em andamento as empresas que pretendem criar, além de cursos de capacitação e suporte para o desenvolvimento de novos produtos.
Continua depois da publicidade
Acesse também:
Como importar a recomendação de “não falar com estranhos” para o mundo digital
Do esporte à tecnologia: como a representatividade impacta meninos e meninas
Neoway e Instituto Padre Vilson Groh lançam centro de inovação social em Florianópolis