A Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, começa nesta terça-feira (18), no Complexo Expoville, com expectativa de gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios a partir da feira e nos 18 meses seguintes. O evento segue até o dia 21 de setembro e reúne empreendedores e profissionais da indústria de fundição brasileira.

Continua depois da publicidade

Neste ano, participam 120 expositores vindos de 39 diferentes cidades do Brasil, além da China, Espanha e Itália, que ocupam uma área de oito mil metros quadrados de exposição no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A expectativa é receber um público de 12 mil visitantes vindos, principalmente, dos estados brasileiros com a maior relevância no mercado de fundição: Santa Catarina; Paraná; Rio Grande do Sul; São Paulo e Minas Gerais. A expectativa é da Messe Brasil, organizadora do Evento.

— Agora, com o cenário mais favorável, observamos que as empresas buscam tecnologias inovadoras para produzir mais com menos recursos —, avalia Richard Spirandelli, diretor da companhia.

Para atrair o público e os negócios, a programação conta com feira e congresso e eventos simultâneos compostos por workshops, competição de solda em realidade aumentada, bem como encontros setoriais e rodada de negócios. Um deles é o congresso técnico Cintec Fundição, organizado pela Unisociesc e voltado para os desafios da indústria 4.0.

Também pela primeira vez a Metalurgia terá workshops gratuitos promovidos pelos expositores com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, em 16 palestras. Outra novidade é o Espaço Portal do Aquecimento Industrial, integrado à feira, que aborda assuntos relacionados à internet industrial, aquecimento industrial e tecnologias voltadas às fundições, este com oferecimento de 18 palestras gratuitas.

Continua depois da publicidade

Iniciativa inédita

A feira terá pela primeira vez o ‘Projeto Solda em Realidade Aumentada’. Disponibilizado no estande do SENAI, o espaço vai permitir ao público a manipulação de um simulador de solda em realidade aumentada. Desenvolvido pela Weld Vision, o equipamento tem a capacidade de simular um processo real na mesma posição do campo de soldagem real, mas tudo em ambiente virtual. Haverá também um concurso de soldas para estudantes previamente inscritos.

A Rodada de Negócios é outra inovação que reúne à mesma mesa compradores e vendedores do segmento, uma oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez. A ABIFA realiza ainda a reunião plenária para associados, com apresentação dos resultados do setor, e por meio do COINFU, grupo de Não Ferrosos e Fusão/Refratários, realiza Workshops.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia é uma realização da ABIFA (Associação Brasileira da Fundição) e têm o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), do ICZ (Instituto Brasileiro de Metais Não Ferrosos), da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

SERVIÇO

O QUÊ? Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Continua depois da publicidade

QUANDO? 18 a 21 de setembro de 2018, das 14h às 21h

ONDE? Centro de Convenções e Exposições Expoville (R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville)

INSCRIÇÕES: www.interplast.com.br

* Entrada permitida a partir de 14 anos