* Por Sabrina Quariniri, especial para "AN".

Em sua 12ª edição, a Intermach, principal evento do segmento metalmecânico do Sul do Brasil inicia hoje, em Joinville. A feira industrial reunirá, até sexta-feira (20), os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, soluções e serviços do setor e deve movimentar cerca de R$ 200 milhões em negócios gerados.

Continua depois da publicidade

Entre as principais novidades deste ano está o espaço Serviços Industriais, com soluções em usinagem, cromagem, galvanização e metrologia. Segundo a assessoria de comunicação da Messe Brasil, empresa organizadora do evento, serão mais de 150 expositores espalhados pela feira, com destaque para lançamentos, tecnologias inovadoras e serviços para a indústria metalmecânica focados na modernização dos parques fabris e na indústria 4.0.

Dentre as novidades internacionais, o destaque vai para o Pavilhão Baviera, da Alemanha, com demonstrações de diferenciadas tecnologias, ferramentas e dispositivos de engenharia mecânica e de produção, além da apresentação do programa para a indústria 4.0 do governo do Taiwan, onde empresários brasileiros terão a oportunidade de ficar por dentro das transformações locais.

A qualificação profissional será outro aspecto que ganhará reforço no evento. Além do congresso técnico, serão realizados seminários, workshops, reuniões e rodadas de negócios.

Continua depois da publicidade

Competição de solda

A Intermach também contará pela primeira vez com o Campeonato de Solda Weld Vision, que reunirá profissionais de empresas da região para a competição. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

— Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional e agilidade em fechamento de negócios na rodada — comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

Presença estrangeira

Tradicionalmente, a feira, que ocorre a cada dois anos em Joinville, concentra visitantes vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. Segundo os organizadores, o evento foi criado em Joinville por ser uma das regiões mais industrializadas do país e estar em uma posição estratégica dentre os locais altamente industrializadas dos três estados do Sul do Brasil.

Além de trazer para a cidade tecnologias e lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais, o intuito do evento é contribuir com a capacitação profissional — diz Richard.

Continua depois da publicidade

Na última edição, realizada em 2017, o número de visitantes atingiu a marca de 18 mil pessoas, vindas de 13 estados, e de países como Alemanha, Estados Unidos, Colômbia e México. A estimativa econômica gerada no evento foi em torno de R$ 110 milhões.

PROGRAMAÇÃO

14h – Cerimonial de abertura na Expoville (Rua 15 de Novembro, 4315, no bairro Glória)

14h às 21h – feira aberta para visitação gratuita, com idade mínima de 14 anos.

O credenciamento é gratuito e será feito pelo site, clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Joinville e região no NSC Total.