Videogames deixaram de ser brincadeira de criança há pouco tempo, mas foi o suficiente para se tornarem uma das indústrias mais poderosas do mundo. Na vanguarda desse novo filão está o Brasil, atualmente no quarto lugar entre os mercados mais atraentes e lucrativos do setor, com um movimento de cerca de R$ 840 milhões em 2011 conforme a consultoria PwC.

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Mas há potencial para crescer mais, e uma prova disso está na Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, realizada até este domingo em São Paulo. O próprio evento serve como indicativo desse crescimento. A BSG, que começou em 2009 em um ginásio em Niterói (RJ), hoje ocupa um pavilhão inteiro do Expo Center Norte, na capital paulista, um investimento de R$ 15 milhões.

O potencial de negócios gira em torno de R$ 50 milhões. As cifras batem com o que se vê pelos corredores: gigantes da indústria do videogame, como Microsoft, Sony e Nintendo – além de desenvolvedoras de prestígio, como Actvision, Ubisoft e Warner -, trouxeram seus melhores produtos para serem divulgados e testados por aqui.

Executivos de empresas também estiveram presentes, reiterando a importância do mercado brasileiro para suas atividades nos próximos anos.

– O Brasil é definitivamente um lugar para nos estabelecermos e estreitarmos relações. É um mercado novo e com muito potencial – definiu Ryan Scott, gerente de produtos da Actvision, que veio mostrar Call of Duty: Black Ops 2, um dos grandes lançamentos do ano e que marca presença na feira.

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Diretor da BGS, Marcel Tavares diz que a tendência de crescimento anual no país não será inferior a 20% pelos próximos anos.

– O sucesso da fabricação do XBox 360 aqui, a economia estável, pirataria caindo, tudo isso contribui para tornar o Brasil o mercado não só do futuro, mas já do presente – disse.

Prova disso é que a BGS planeja a edição 2013 pensando mais alto ainda. A feira contará com 200 expositores (são 180 hoje) e os organizadores esperam atrair um público total de até 100 mil pessoas, superando os 80 mil aguardados para esta edição.

– Planejamos também um evento itinerante para o primeiro semestre do próximo ano, com outro nome e outra marca. É uma reivindicação antiga de outras praças e que agora poderemos atender – explicou Tavares.

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Vai encarar?

Lançamentos de jogos, campeonatos e consoles movimentaram a Brasil Game Show, em São Paulo:

God of War: Ascension

O lançamento da Sony para o PlayStation 3 foi o responsável pelas maiores filas da feira na tentativa de testar um jogo. O tempo de espera ultrapassava uma hora.

eSport

Em franco crescimento no Brasil, os campeonatos de videogames atraíram muita gente para a BGS. Entre os estandes mais movimentados e barulhentos estavam o de League of Legends, Street Fighter, Fifa e PES.

Wii U

Grande coqueluche da feira, o novo console da Nintendo será lançado no começo de novembro nos EUA, mas ainda não tem data de estreia no Brasil.

Jogos indies

Os estandes de grandes e médias produtoras chamavam a atenção, mas os jogos independentes ou indies tiveram sua vez. No estande da Sony, a XDev formou uma extensa fila para conferir o seu When Vikings Attack.

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Halo 4

Uma das grandes apostas da Microsoft, o quarto capítulo da franquia não recebeu muita atenção do público, que preferiu os lançamentos para Kinect que a empresa levou para BGS.