Santa Catarina é reconhecida em todo o país pela força da indústria têxtil. A região do Vale do Itajaí é a casa do segundo maior polo têxtil do Brasil e também a sede da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), evento que reúne empresas e pessoas de diversas partes do Brasil em quatro dias de exposições, palestras e negócios. A feira contribui com este que é um mercado cada vez mais sólido e fundamental da economia catarinense.

Continua depois da publicidade

A força dos têxteis se traduz em números. Em 2018, 31% dos novos postos de trabalho criados vieram do segmento, que já era um dos mais representativos da indústria. Dados de 2016 da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) apontam que 22% das vagas formais da indústria do Estado vêm da atividade têxtil. São 161,6 mil empregos distribuídos entre 9.399 empresas, 18,5% do total da indústria catarinense.

Encontrar o que há de mais moderno no setor e modelos sustentáveis de produção é uma preocupação do segmento, que se ampara em momentos de compartilhamento e troca de informações para entender os obstáculos do segmento e o futuro desse mercado tão importante para a economia brasileira – só em 2017, as cadeias têxtil e de confecção faturaram US$ 45 bilhões, número que deve aumentar em 2018 de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Quem se preocupa em se manter atualizado a respeito de tudo que acontece no setor investe tempo e esforço em conhecer o mercado, os fornecedores e potenciais consumidores encontra em feiras como a Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex) o momento ideal para fazer negócios. A Febratex é a maior feira de negócios do segmento em todas as Américas e um momento importante momento de troca de experiências, negócios e atualizações para quem atua no setor.

Continua depois da publicidade

– A feira terá mais de 2.400 marcas expondo seus lançamentos de produtos e serviços no evento e a grande maioria dos nossos expositores sempre traz para a Febratex seus produtos e serviços mais inovadores, muitos deles simultaneamente ao lançamento global das empresas. Terá também uma programação paralela robusta nesta edição, grande parte dentro do Fórum Febratex de Informações, somada a ações individuais dos expositores com a Lectra, a Silmaq e a Audaces, entre outros – comenta o Diretor-Presidente do FCEM|Febratex Group, Hélvio Roberto Pompeo Madeira.

A expectativa é de que 90 mil compradores e visitantes de todo o Brasil passem pela feira durante quatro dias que devem movimentar Blumenau, cidade que sedia o evento e que é referência nacional em produção têxtil.

– O setor têxtil é um dos principais geradores de renda de Blumenau, por isso ser a sede deste evento é grande motivo de orgulho para o município. A Febratex ocupa lugar de destaque não apenas no calendário de eventos da cidade, mas no do Vale do Itajaí. Seus expositores e visitantes movimentam diversos setores da economia, desde a rede hoteleira à gastronômica. É, portanto, responsável por parte significativa da distribuição de renda em nossa região – explica Ricardo Stodieck, Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau.

O que: Febratex 2018 – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil

Quando: de 21 a 24 de agosto de 2018, das 14 às 21h

Onde: Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, 199 – Bairro Velha, Blumenau)

Inscrições: pelo site febratex.fcem.com.br

Conteúdo patrocinado pela Febratex e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content