Até domingo, os setores 1 e 2 da Vila Germânica serão a vitrine de produtos que são a tendência na construção civil e dos novos empreendimentos do segmento na cidade e no Litoral. No setor 2, por exemplo, 30 construtoras, empresas imobiliárias e incorporadoras de olho em futuros compradores exibem 60 lançamentos de edifícios residenciais. Em um dos estandes ocorre também o Feirão Caixa da Casa Própria, que até dezembro pretende disponibilizar R$ 200 milhões em negócios na região.

Continua depois da publicidade

Em seu décimo ano, a Feira Nacional das Tecnologias da Habitação e Imobiliário (Fenahabit) é o carro-chefe do evento, que começou quarta-feira, e se concentra no setor 2. Ao mesmo tempo, no setor vizinho se desenrola a Feira Brasileira de Fabricantes da Construção Civil (Fabricon) pela quarta vez, com foco no atacado e na venda de insumos para a construção civil. Ao todo são 160 expositores, 400 marcas e 2,5 mil produtos à mostra.

A Fenahabit também é um termômetro do mercado. A oferta de novos edifícios mostra que a cidade cresce para o norte, em bairros como Vila Itoupava e Itoupava Norte, já que a região central está mais saturada. A Velha, segundo o empresário Alessandro Stupp, também aparece entre as áreas mais exploradas. Para provar que o interesse do blumenauense por prédios perto do mar é considerável, 10 empresas do Litoral vieram à Fenahabit expor empreendimentos. São construções de médio e alto padrão, com três suítes e duas vagas na garagem para cada apartamento, que valem de R$ 500 mil a R$ 2 milhões.

– As pessoas em Blumenau são um público que compra a cada ano mais no Litoral – afirma Stupp, acrescentando que, com o aumento do poder aquisitivo da classe média, esta camada da população vem trocando os antigos apartamentos por outros maiores, de três quatros e mais bem localizados. Custam entre R$ 100 mil e R$ 300 mil.

De acordo com o gestor comercial Silva Junior, da empresa responsável pela organização, 46 mil pessoas compareceram nos cinco dias do evento no ano passado. A expectativa é que o número se repita nesta edição, com a presença de visitantes da região de Blumenau, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A exemplo de outros anos, o sábado costuma ser o melhor dia para se fechar negócios, ainda que no domingo a frequência seja maior. Sobre o total de vendas, o gestor cita que 6,5 mil imóveis foram cadastrados pela Caixa na última edição.

Continua depois da publicidade

Evento paralelo exibe produtos para construção

Voltada para construtores, arquitetos, lojistas, mas também consumidores comuns, a Fabricon, no setor 1, apresenta produtos da construção ao acabamento. Em exposição, há equipamentos para aquecimento solar, pré-moldados, ferragens, entre outros. Uma das novidades é a janela com esquadrias em PVC e vidro duplo, que oferece ao mesmo tempo isolamento térmico e acústico.

Para mostrar as vantagens do produto, a empresa criou uma caixa com o material usado nas janelas. Dentro, instalou dois alto-falantes ligados no máximo. O volume que escapa é baixo, se comparado com o que se ouve quando a caixa está aberta. Se o cliente estiver disposto a investir mais, pode por exemplo instalar persianas que sobem e descem por controle.

– Usamos a feira para mostrar o produto e agendar contatos para compras futuras – explica o representante comercial Sérgio Bonsenhor.