Começa nesta quarta-feira, o principal fórum de discussão sobre logística, comércio exterior e transporte de cargas do Sul do Brasil. Itajaí sedia o Fórum NetMarinha, que traz grandes nomes da indústria e de entidades que trabalham pelo desenvolvimento do setor.

Continua depois da publicidade

Entre os palestrantes estão o diretor de relações industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Henry Quaresma, que fala sobre o Programa Estratégico para a Internacionalização da Indústria Catarinense e o diretor de logística do Grupo BMW no Brasil, Tobias Herrmann. Ele vai apresentar as oportunidades e exigências dos fornecedores e prestadores de serviços da indústria automobilística

Junto ao Fórum NetMarinha, acontece a feira de Negócio Sul Trade Summit, até sexta-feira, que reúne os principais fornecedores deste segmento, como Hamburg Süd, APM Terminals, Estrada, Portonave, Conexão Marítima, Porto de Imbituba, Porto de Itajaí, Maestra e Ilog. O acesso à feira Sul Trade Summit e ao Fórum NetMarinha é gratuito a empresários, fornecedores e compradores do setor. Basta fazer o cadastro prévio no site tradesummit.com.br. Mais informações pelo (48) 3207-5431 ou pelomarketing@netmarinha.com.br.

Serviço:

Continua depois da publicidade

Feira Sul Trade Summit – STS e Fórum NetMarinha 2013

Quando: de quarta a sexta-feira

Onde: Centro de Eventos de Itajaí

Horário feira: 13h às 21h

Horário fórum: quarta-feira das 17h às 19h30min; quinta e sexta-feira das 14h às 16h30min

Informações: tradesummit.com.br

Opinião

Eficiência na logística internacional

Ricardo Demasi, presidente da NetMarina e organizador da Sul Trade Summit

A previsão de economistas para um crescimento menor do que 3% do produto interno bruto (PIB) em 2013 é motivada, entre muitos fatores, pela falta de investimento e pelos gargalos de infraestrutura no Brasil. Recentemente, o grupo dinamarquês AP Moller Maersk divulgou um estudo, publicado na revista Exame, mostrando as dificuldades do Brasil para aumentar a competitividade no comércio internacional.

Impressiona o fato de que o transporte de uma carga entre Santos (SP) e Campinas (SP), a 189 quilômetros de distância, é mais caro do que de Santos para a China, trajeto que precisa atravessar dois oceanos. Isso acontece porque os investimentos na infraestrutura terrestre foram inferiores aos investimentos em infraestrutura portuária, o que dificulta um melhor aproveitamento dos portos e terminais brasileiros.

O mesmo estudo também comprova que ainda há muito potencial para ser explorado no comércio internacional. As exportações respondem por apenas 13% do PIB brasileiro. Enquanto isso, na Índia, esse percentual é de 24%, e na África do Sul é de 28%. Contudo, a conquista de novos mercados depende da eficiência na produção e na distribuição e da gestão em toda a cadeia de suprimentos. Este universo e os melhores serviços disponíveis no mercado de logística, transporte de carga e comércio internacional serão apresentados durante a Sul Trade Summit, em Itajaí, de 11 a 13 de setembro. Além da feira, os empresários do setor terão a oportunidade de participar do Fórum NetMarinha com debates coordenados por especialistas nesta área.

Continua depois da publicidade

Seja por transporte marítimo, rodoviário, aéreo ou ferroviário, o Sul e o Sudeste do Brasil estão cada vez mais próximos e conectados ao mercado global. Soluções inteligentes, forte integração de modais e competente cadeia de prestadores de serviço são determinantes para o crescimento deste universo, que ainda tem muitas milhas para percorrer.