Com mais de 30 marcas representadas e uma grande variedade de produtos, Florianópolis recebe nessa semana a 22ª edição da Feira do Mel de Santa Catarina, no Largo da Alfândega, centro da cidade. O evento, que tem como objetivo estimular o consumo do mel catarinense e inserir os produtores locais no mercado, ocorre entre os dias 10 e 13 de maio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Tradicional no estado, a Feira do Mel deste ano vai receber 23 estandes que representam mais de 200 produtores apícolas catarinenses. Como acontece há 22 anos, os méis terão seus preços tabelados e o mais barato (mel multifloral) sairá a partir de R$ 35 o quilo.

Além dos diferentes tipos de méis que estarão à venda, os apicultores também terão outros produtos disponíveis, como melados, cosméticos, bebidas, pães, própolis e diversas outras mercadorias originárias da colméia, como pólen, ceras e favos, todas produzidas em Santa Catarina.

Durante os quatro dias da Feira, a programação inclui outras atividades, como visitas técnicas, distribuição de mudas, dicas para identificação de mel falso, apresentação de espécies de abelhas e arrecadação de alimentos e roupas.

Continua depois da publicidade

Produção de mel em SC movimenta quase R$ 100 milhões por ano

O presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc) – uma das entidades organizadores do evento -, Ivanir Cella, comentou sobre a importância da aproximação entre o consumidor e o produtor de mel.

— A feira funciona como uma vitrine dos produtos, permitindo que o produtor agregue um pouco de valor à renda da sua propriedade e que o consumidor pague um pouco menos por um produto de alta qualidade, que vem direto lá do campo, com as todas as características regionais mantidas —, afirmou Cella.

Além da Faasc e do apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, a Feira do Mel é organizada pela Epagri, Sebrae, Senar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Prefeitura de Florianópolis.

A apicultura em Santa Catarina

Os produtores apícolas catarinenses, além de serem um dos maiores exportadores de mel do Brasil, possuem a melhor produtividade por área do país, com uma média de 68 kg/km² contra 4,8 kg/km². A qualidade do aroma e do sabor do mel catarinense também é destaque, tendo conquistado o prêmio de melhor mel do mundo no Congresso Apimondia por seis vezes consecutivas.

Continua depois da publicidade

Cerveja, cosméticos e mais: os produtos feitos de mel que estarão em feira em Florianópolis

Para Cella, presidente da Faasc, “essa questão da produtividade vem da origem dos produtores, imigrantes europeus, que trouxeram essa cultura de produzir mel lá da Europa já há mais de dois séculos. Então existe esse conhecimento secular e existe um investimento do estado em tecnologia e políticas públicas para uma produção de qualidade”.

De acordo com o IBGE 2017, o estado tem 16.843 criadores de abelhas, sendo que aproximadamente 50% são meliponicultores (criação racional de abelhas sem ferrão) e 50% são apicultores.

Na Feira do Mel realizada em 2022 foram comercializados em torno de 52 toneladas de mel das mais diversas regiões de Santa Catarina, além de terem passado por lá mais de 53 mil pessoas. A expectativa desse ano é que haja um impulso ainda maior nas vendas e na participação do público.

Serviço

O que? XXII Feira do Mel de Santa Catarina

Quando? 10 a 13 de maio

Onde? Largo da Alfândega, Centro, Florianópolis

Ingressos: Entrada gratuita

*Com supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Polícia já tem uma hipótese para desaparecimento de criança em SC

Bairros de Florianópolis são pequenas cidades dentro da Capital

Estudante de Florianópolis é premiado nos Estados Unidos