A Prefeitura de Florianópolis promove entre os dias 5 e 8 de junho, a 20ª edição da Feira do Mel. O evento reúne produtores e comerciantes do ramo para apresentarem os diversos produtos a base de mel. A feira ocorre em uma estrutura montada na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Este ano, o horário de funcionamento será estendido entre quarta e sexta-feira, das 8h às 19h. No sábado a feira será das 8h às 13h.
Continua depois da publicidade
Durante os quatro dias da feira, os visitantes poderão conhecer e comprar uma variações do mel, como: mel de várias floradas, própolis, mel composto, geleia real, cera de abelha, balas, biscoitos, cosméticos com produtos apícolas, pão de mel, bolo de mel, chás, cachaça, vodka com mel, favos de mel e pólen. O quilo do mel será vendido por R$ 23 (mel convencional) e R$ 28 (mel orgânico ou melato).
O público poderá conferir uma mostra de projetos ambientais desenvolvidos em Santa Catarina. Terá também a distribuição de mudas de plantas nativas, massagem facial gratuita com creme a base de produtos apícolas e será distribuído um livro de receitas com mel, editado pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC).
Na edição de 2018, a feira comercializou cerca de 40 toneladas de mel e derivados, um aumento nas vendas de 25% em comparação com 2017, quando a feira ocorria no Largo da Alfândega. A expectativa é que as vendas aumentem ainda mais devido à ampliação do horário este ano.
— Com esse evento, buscamos valorizar ainda mais os produtos locais e estimular o consumo consciente de produtos apícolas catarinense pela sociedade — afirma o superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Weickert.
Continua depois da publicidade
Além da administração municipal, organizam a feira a FAASC e Epagri.