Na quinta-feira (13), a Feira do Livro de Joinville foi marcada pela participação da Univille. Durante o dia, o evento trouxe debate sobre o uso da inteligência artificial e a presença das mulheres na área da tecnologia.

Continua depois da publicidade

Paulo Marcondes Bousfield, diretor do Inovaparq, coordenador do curso de Sistemas de Informação e docente, esteve presente na roda de conversa sobre inteligência artificial, no palco principal da feira.

— A gente teve a ideia de trazer esse assunto ao público para que de forma mais fácil consiga-se ter uma noção como é esse tipo de tecnologia e como ela vai influenciar a vida das pessoas. A gente vê o uso dessas inteligências se intensificando. Temos um mundo que não é linear, ele evolui de maneiras diferentes com o passar dos anos. A gente acha que a inteligência artificial faz tudo, mas o que vamos ter que fazer é melhorar as perguntas e dizer o que a gente quer — explica Bousfield .

Veja fotos do evento:

Na noite desta quinta-feira (13), também no palco principal, uma mesa redonda foi realizada pela Instituição. O debate trouxe para o evento o tema “mulheres na tecnologia”. Conforme Adriane Shibatta, coordenadora da Engetec, área das Engenharias da Univille, a área da tecnologia sempre teve um papel mais masculino em sua atuação.

Continua depois da publicidade

— Lá na Univille, nós temos muitas mulheres engenheiras e professoras. Então, a gente quis aproveitar que temos esse diferencial, destacar essas mulheres e o trabalho delas dentro da universidade e na comunidade. Hoje percebemos que temos muitas mulheres que atuam na área, mas a gente ainda vê que não é igualitário esse papel feminino, principalmente nas empresas. Às vezes elas têm um papel mais operacional e não tanto de gestão — conta Adriane.

Para esta sexta-feira (14), nono dia de feira do livro, o destaque da programação é o escritor Henrique Rodrigues. O artista irá conversar com o público com a palestra “É tempo de poesia”. A programação ainda conta com mostra de cinema, apresentação sobre o Patrimônio Cultural, palestra de educação financeira e intercâmbio na Alemanha. 

Vigésima edição é marcada pela participação de artistas da cidade

Nesta edição, 100 escritores da cidade estão participando da Feira, sendo o maior número de escritores da região a participar do evento em Joinville. Artistas estão promovendo suas obras, participando de sessões de autógrafos, bate papo e contações de histórias.

Zeka Chaves, da estante Livros do Zeka, tem um estande responsável por apresentar livros da cidade. Segundo ele, a cidade possui uma gama de leitores de alta qualidade, produzindo livros para todos os gostos.

Continua depois da publicidade

— O nosso slogan aqui é o seguinte: a cidade que lê também é a cidade que escreve. Fizemos uma mentoria aqui pra trazer livro pra todo mundo. Então aqui tem histórias de Joinville, tem quadrinho produzido pelos escritores de Joinville, tem livros de histórias, de suspense e terror. Venha à feira, valorize a feira. Aqui tem livros de todas as formas, de todos os bolsos, de todos os gostos. Venha adquirir um livro do escritor da nossa cidade — convida Zeka.

Leia também

Feira do Livro de Joinville é recomeço para livrarias do RS: “Capacidade de seguir em frente”

Bolo de Santo Antônio atrai fiéis em busca de casamento e é tradição há décadas em Joinville

Joinville Vôlei anuncia a chegada de um novo assistente técnico