O ano mal começou, mas quem respira cultura já quer anotar na agenda os planos para os próximos meses. Para sanar esta urgência, o Santa adianta o que a comunidade blumenauense pode esperar para 2015 no setor cultural. Além dos eventos que já estão consolidados no calendário da cidade, há em vista algumas novidades e parcerias superbacanas. A promessa das três principais casas da cultura de Blumenau – a Fundação Cultural, o Teatro Carlos Gomes e o Sesc – é de um ano recheado de coisas boas.
Continua depois da publicidade
O coordenador cultural do Teatro Carlos Gomes, Rodrigo Dal Molin, garante que muitas novidades já estão sendo preparadas para 2015:
– Teremos os shows e eventos que surgem ao longo do ano, as temporadas da Cia. Carona, da Escola de Música e Escola de Dança como em todos os anos. Ainda aguardamos também a aprovação do projeto de bolsas de estudos para 2015/2016.
Ele adianta que uma das grandes novidades é a montagem do novo musical integrando artistas das escolas de teatro, música e dança, ainda em etapa de montagem e preparação. A última grande produção foi o Musical Orfeu 21 em 2011. O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) será novamente promovido pela Furb com apoio do teatro e o já fortalecido Coletivo Multicultural de Experimentação e Intervenções Artísticas (Colméia) segue mesmo após a morte de seu idealizador, Clóvis Truppel. O evento gratuito já está marcado para 18 e 19 de setembro de 2015.
Continua depois da publicidade
Anuário de eventos, cinema alemão e reformas
As salas da Fundação Cultural de Blumenau vão abrigar diversas vertentes culturais em 2015. Segundo Sylvio Zimermmann, presidente da Fundação, vêm muitas novidades por aí. Uma delas é o lançamento de um anuário com informações sobre os eventos planejados para o ano. A publicação deve ser lançada ainda em janeiro e estará disponível tanto em papel quanto na versão digital.
Outra novidade é o projeto CineArte, que vai manter o formato já conhecido mas terá exibições em parceria com o Sesc. A Fundação fará também em parceria com a instituição uma Mostra de Cinema Expressionista Alemão em fevereiro. Para quem curte literatura, uma feira do livro está na agenda para maio.
Na parte estrutural, o prédio da Fundação deve finalmente ganhar um novo telhado e o Auditório Carlos Jardim deve ser reformado para ter melhor acústica e iluminação adequada. O Cine Teatro Edith Gartner também deve ganhar roupagem nova. Por fim, a Fundação deve ganhar um andar extra com a revitalização do sótão.
Continua depois da publicidade
Parcerias e exposições
Um dos pilares fortes da cultura blumenauense, o Sesc tem um leque de opções em 2015. As dicas são de Desireé Leslie Silveira, técnica de atividade e cultura do Sesc. Na área literária, além dos projetos já conhecidos (Baú de Histórias, Guia de Leitura, Curso de Formação de Escritores e correalização do Proler), a entidade fará em maio de 2015 a Feira do Livro do Sesc com parceria da Fundação Cultural de Blumenau. O evento terá programação com autores catarinenses e nacionais de referência e será totalmente gratuita a escolas e comunidade.
No campo do cinema, projetos de referência nacional como o Cine Sesc ganham força na cidade com parcerias entre Sesc, Furb e Fundação Cultural de Blumenau.
Segundo Desireé, além das exposições temporárias de artistas catarinenses e nacionais, o Sesc vai promover exposições itinerantes e conversas com artistas em escolas, buscando aproximar o público escolar da produção local e ampliando o alcance desta linguagem junto à comunidade.
Continua depois da publicidade