Gregório Duvivier, Fernanda Takai, Marcelino Freire e o argentino César Aira. A 9ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul chega a esta edição com nomes de peso do cenário nacional, acrescidos da primeira atração internacional do evento. É com base nesse mix de grandes artistas que a feira quer se firmar na cena literária estadual – o subtítulo #afeiradasfeiras já indica os caminhos desejados pelo evento, que ocorre de 11 a 21 de junho no Centro Cultural da Scar.
Continua depois da publicidade
– Pela primeira vez temos uma grande atração a cada dia, são autores, lançamento de filmes, música, teatro _ conta o coordenador geral do evento, Carlos Henrique Schroeder.
O mix de gêneros artísticos é outro destaque da 9ª edição. Carlos conta que em outros anos uma arte específica era escolhida para foco da feira. Neste ano, a diversidade dita as regras da casa – inclusive em cada convidado.
– O Gregório Duvivier é escritor, ator, roteirista. O Edney Silvestre é jornalista, escritor, roteirista. A Fernanda Takai é escritora, cantora e compositora _ cita Schroeder.
Continua depois da publicidade
Se a diversidade artística é notável, a variedade de origens também. Pela primeira vez, o evento recebe em seu palco uma atração internacional. Quem inaugura a categoria é o argentino César Aira, que foi finalista do The Man Booker Prizes 2015, um dos maiores prêmios literários internacionais. Expoente da literatura argentina, o autor tem mais de 70 obras publicadas, entre novelas, romances, pequenas histórias e artigos. Aos 66 anos, ele é considerado um maiores autores do país, com narrativas provocantes.
– Consumimos tantas coisas da Argentina, seus vinhos, seus produtos. Mas deixamos de consumir o melhor deles, que é sua cultura _ avalia Carlos.
A atração já garantiu resultados. Um ônibus de alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está confirmado para o evento, unindo-se ao restante do público esperado para os onze dias de feira. Neste ano, a expectativa é receber 80 mil pessoas, porém Carlos garante que a busca do evento não pelo número de visitantes, mas pelo tempo de permanência deles na feira.
Continua depois da publicidade
Para isso, a escolha das atrações é fundamental. Um tripé é a base das opções: agradar ao público, ter qualidade, ter retorno de mídia. Neste ano, ao invés de uma grandíssima atração, foi dado preferência a diversos nomes com destaque em suas áreas específicas. Foi assim que foi possível enquadrar no orçamento de R$ 350 mil as diversas atrações programadas para os onze dias. A verba é oriunda da Lei Rouanet, da Prefeitura de Jaraguá do Sul e de doações de empresários.
Além das atrações, os livros não são deixados de lado. Neste ano serão 20 expositores com obras que devem agradar a públicos diversos, com um mix de opções. Os estandes ficam abertos ao longo do dia para visitação e compras e ali mesmo, pertinho das obras, será possível acompanhar parte da programação, que ainda conta com contação de histórias, lançamentos de livros e filmes, entre outros. Agora, é só esperar pela abertura do pavilhão, na próxima quinta-feira.
SERVIÇO
O quê: 9ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul
Quando: de 11 a 21 de junho
Onde: no Centro Cultural da Scar
Quanto: gratuito