A partir desta segunda-feira, os alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior da Sociesc Joinville terão uma semana diferente com o início da 44ª Feira de Ciências e Tecnologia (Feciett).

Continua depois da publicidade

O tema desta edição é Inovação Tecnológica a favor do Desenvolvimento Humano. Cerca de 650 pessoas, entre alunos e professores, participam do evento que será aberto ao público.

A feira tem como objetivo divulgar a produção científica sobre os mais diferentes temas, além de ser uma oportunidade aos alunos da Sociesc de mostrarem o trabalho realizado ao longo do ano. Todas as ações estão focadas em três disciplinas: matemática, física e química, além de conhecimentos específicos, no caso do ensino técnico e superior, nas engenharias.

Entre os assuntos abordados dentro do tema central do evento estão habitação, acessibilidade, meio ambiente e fabricação de robôs. Boas ideias também não faltam aos jovens do ensino médio. Uma equipe do terceiro ano realizou uma pesquisa com dez moradores dos bairros Aventureiro e Jardim Paraíso que moram em casas populares, entregues pela Secretaria de Habitação.

Continua depois da publicidade

– Elaboramos um questionário e perguntamos sobre as necessidades dos moradores. Descobrimos que as casas precisavam ser maiores. Então desenvolvemos maquetes com os modelos de moradias que avaliamos ser ideais, casas com cômodos maiores e de 52 m² -, explica a aluna participante, Caroline Sokacheske, que afirma que as casas populares possuem 32 m² ou 40 m².

Outra novidade no evento é a chamada Trilha Tecnológica. Os laboratórios da Sociesc serão abertos ao público e aos estudantes de outras escolas para que eles possam conhecer melhor a estrutura de ensino. Já estão confirmadas as visitas de mais de 20 escolas da região de Joinville.