Um público previsto de cerca de 2.400 estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares vão prestigiar, nos dois dias da Feira, os 83 trabalhos selecionados nas etapas regionais. O anúncio dos vencedores será nesta quinta-feira, 9, às 15 horas, no IEE.
Continua depois da publicidade
Com temas voltados à sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo, artes, educação especial e acessibilidade, dentre outros, os estudantes das escolas públicas estaduais apresentam 83 projetos selecionados nas etapas regionais da 9ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia. A Secretaria de Estado da Educação convidou todas as escolas da Capital a visitarem os estandes, no Complexo Esportivo Rosendo Lima, do Instituto Estadual de Educação (IEE).
Segundo o secretário, Eduardo Deschamps, presente na cerimônia de abertura, a Feira está se consolidando como um dos mais importantes eventos educacionais do Estado “O incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica devem começar desde cedo na escola. Nesta feira, os jovens cientistas expõem o resultado dos trabalhos realizado em sala de aula, e por isso devem ser prestigiados”, destaca.
A cerimônia que marcou o encontro dos melhores projetos do Estado contou com apresentações artísticas e culturais feitas por alunos de escolas da capital. Participaram da abertura, ás 9 horas, junto com o secretário Eduardo Deschamps e a secretária-adjunta, Elza Moreto, os diretores e gerentes da Secretaria da Educação, a Gerente Regional de Educação da Grande Florianópolis, Dagmar Pacher, e o diretor do IEE, Vendelin Borgueson.
A Feira é uma promoção da Secretaria da Educação, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) e Gerências Regionais de Educação. A gerente de Ensino Médio, Zulmara Guesser, informa que os classificados nesta edição serão convidados para exporem os trabalhos em feiras nacionais em 2015. É o caso dos projetos que se destacaram em 2013, que representarão o Estado nas feiras Mostratec 2014, em Novo Hamburgo/RS, no dia 27 de outubro, e Ciência Jovem/2014, em Olinda/Pernambuco, no dia 29 de outubro.
Continua depois da publicidade
Categorias
O público poderá visitar os estandes nos períodos matutino e vespertino. A Feira é dividida em três categorias: ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. Os projetos são avaliados por uma comissão formada por professores, técnicos pedagógicos e gestores.
As escolas estaduais, municipais e particulares estão se mobilizando para levar as turmas ao evento. O diretor do IEE, Vendelin Borgueson, acredita no sucesso do evento. “As expectativas são as melhores possíveis, porque os alunos estão muito motivados para mostrar seus trabalhos”, afirma.