A Feira da Sapatilha do Festival de Dança é um dos pontos mais visitados durante o evento. O espaço tem 2,1 mil m² de estandes e já se tornou o principal polo de lançamento e tendências para produtos relacionados à dança. São 120 expositores entre artigos de dança, artesanato e alimentação. Dentre as novidades deste ano, está a loja Arabesco que lançou figurinos que brilham com luz de LED.

Continua depois da publicidade

A empresa é de São Paulo e tem cinco anos. Além do brilho dos figurinos, os olhos das crianças também se enchem. A loja está presente no festival há quatro anos e fabrica coroas e casquetes a um público voltado para crianças de dois a 12 anos, mas esta é a primeira vez que oferecem os figurinos iluminados.

– Aqui no Festival nós já fechamos até mesmo encomendas para espetáculos do fim deste ano – comenta a proprietária, Mayra Maris Ribeiro.

A ideia surgiu depois que Mayra percebeu a procura por figurinos que oferecessem brilhos diferentes dos tradicionais, como as lantejoulas, por exemplo.

– Durante as apresentações de fim de ano, em 2018, nós vimos como os coreógrafos e até mesmo os pais de bailarinos tinham interesse nesse diferencial – completa.

Continua depois da publicidade

O fio de LED fica na saia ou na bandeja do figurino. Segundo a proprietária, o chamado fio borboleta é fino e funciona em duas fases: uma que pisca e outra que permanece acesa. A iluminação funciona à base de pilhas e deve ser limpo com cuidado para não danificar. Além disso, há uma característica diferente de outros figurinos, que fica na parte da sustentação feita de barbatana de aço.

– Essa sustentação permite que a saia ou a bandeja seja mais maleável do que o convencional, podendo ser dobrada para ser guardada sem perder o formato arredondado – detalha.

Alta procura

Outra novidade é a loja Bloch, abrigada no maior estande do festival. As filas para as compras chegam a dar volta por fora do estande dada a quantidade de pessoas que buscam por artigos de roupas e peças para bailarinos.

A marca é australiana e está há dois anos no Brasil. Desde 1932, também está presente em diversos países, com fábricas em seis deles e mais de cinco mil funcionários espalhados pelo mundo. Em território nacional, a sede fica no Paraná e, pela primeira vez, está com estande no festival.

Continua depois da publicidade

– Em média, cerca de 500 pessoas passam por aqui a cada duas horas – diz a gerente Marcela Benvegnu.

A gerente também destaca que, por ser uma marca voltada à dança, a marca precisa falar o tempo todo sobre a arte. Por isso, também são recebidos grupos que dançam em frente ao estande durante todos os dias de feira.

– E além disso, todos os funcionários da loja também são ou já foram profissionais da dança. Tudo isso para criar um diálogo maior com os clientes – considera.

A professora de dança Hosana Santos de Souza já estava com 15 colantes em mãos para levar para a escola onde dá aulas no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

– Gostei do preço e da qualidade do material – destaca.

Lançamentos anuais

Na feira há marcas que também aproveitam o festival para lançar novos produtos ou coleções, como é o caso de um estande de bijuterias e semi-joias voltados ao mercado da dança. De acordo com a proprietária da Biju Ballet e designer de joias, Simone Alice Papapetros, a loja iniciou há dez anos, mas, há nove, é no festival que a coleção especial é lançada.

– Essa é a única marca do Brasil voltada especificamente à confecção de semi-jóias e bijus para a dança – acrescenta.

Simone foi bailarina por 18 anos e, após esse período, também acompanhou o desenvolvimento da filha que dançou durante 17 anos. Ela aproveitou a vivencia para compor as peças, já que possui o conhecimento na dança.

– Ninguém melhor do que uma ex-bailarina para saber como incorporar o balé nessas peças – finaliza.

Continua depois da publicidade

Também há coleções voltada para a dança de forma geral, permeando pelo hip-hop, sapateado, dança do ventre, até peças voltadas para presentear bailarinos e familiares com frases como "dinda de bailarino" e "mãe de bailarina".

A feira da sapatilha ocorre até o dia 26 de julho, das 10h às 21h. No dia 27, a feira vai até às 20h.

Confira a cobertura completa do 37º Festival de Dança de Joinville.