A tarde do Dia dos Pais também era do boi de mamão, de samba, história e feira no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis. A Praça Hercílio Luz foi o destino escolhido por dezenas de famílias para o passeio no dia santo.
Continua depois da publicidade
Diante da Igreja Matriz, construção bicentenária que abriga o padroeiro que dá nome à cidade, diversas barraquinhas expunham ao público curioso seus produtos. Lenços rendados, artesanato de barro, discos de vinil, comida e música.
A paulista Vânia Pereira seguiu com um grupo pelo roteiro guiado aos prédios construídos no século XVIII. O historiador Nelson Felipe do Santos fez um breve resumo histórico e cultural diante das fachadas da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, da Casa da Cultura (Antiga Casa da Câmara e Cadeira) e do Theatro Adolpho Mello, antes de conduzir o séquito até o Museu Histórico da cidade, que no passado abrigou os Ferreira de Mello, família importante na transição do Brasil Império para a República. Vânia gostou do passeio.
– Moro há 22 anos em Florianópolise e nunca tinha feito um roteiro assim, por causa do trabalho, de falta de tempo. Eu devia ter vindo antes – comentou ao final do passeio pela história da cidade.
Continua depois da publicidade
Lá vem o Boi
Enquanto a visita guiada terminava no Museu, a cantoria do Grupo Folclórico Filhos da Terra convidava os visitantes da feira ao redor de um tabalhado, montado no centro da Praça Hercílio Luz. “Ó Mateus traz o boi”, gritava o puxador. “Ei boi, ei boi”, seguia o público ao som da viola. Entrou o boi para brincar. “Ei boi, ei boi”. E o boneco de papel machê, com seus chifres pontudos, foi de um lado a outro, rodopiando, hipnotizando as crianças que assistem sem piscar.
O boi morreu, ressucitou, dançou mais um pouco e foi “simbora” para dar lugar ao show da bernunça, que assusta mais do que impressiona. A boca grande que engole criancinhas e o que tiver para engolir, fez chorar os mais pequenos. Aos pais, que muito já choraram com as caretas da bernunça, coube consolar seus filhos, para fazer jus ao seu dia.
Feira da Freguesia
Artesanato, antiguidade, gastronomia e produtos orgânicos e um resgate histórico da cidade. A prefeitura de São José quer ocupar a Praça Hercílio Luz todo segundo domingo do mês com a Feira da Freguesia. Ontem teve orquestra, apresentações de dança, do boi de mamão, contação de história, bloco de carnaval, contação de história e intervenções artísticas. No domingo, dia 14 de setembro, tem mais.
Continua depois da publicidade