Prepare seu currículo, transcreva suas experiências, corrija todos os erros de gramática, e dê aquela engomada na camisa. Se você está procurando emprego ou no caso dos estudantes, um estágio, uma boa oportunidade para distribuir os currículos será na Feira da Empregabilidade, realizada na faculdade Anhanguera de São José, no dia 8 de fevereiro. Serão mais de 100 vagas nas áreas de serviços, telemarketing, tecnologia da informação e engenharias.

Continua depois da publicidade

O evento será gratuito e aberto a todos, das 9h às 14h, na própria faculdade, que fica no bairro Picadas do Sul. De acordo com o coordenador comercial da Anhanguera, Luís Antônio Santos Gusmão, a feira terá a presença de aproximadamente seis empresas e recrutadoras de emprego e de estágio, como o CIEE e o IEL. Elas estarão espalhadas em pequenos stands, para receber os candidatos e seus currículos. As vagas são para quem tem ensino médio e ensino superior.

A Anhanguera também fará o intermédio entre empresa e candidato. Vagas de demais empresas estarão disponíveis em um mural e os currículos deixados no local serão encaminhados para as recrutadoras, explicou o diretor comercial.

— Queremos facilitar, trazer as pessoas aqui na faculdade, ajudá-las na busca pelo emprego — complementou Luís.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a feira reuniu cerca de 200 pessoas. Com a crise, a expectativa de Luís é que mais pessoas compareçam à procura de emprego. Ano passado, por exemplo, Santa Catarina perdeu 32.260 vagas de emprego, segundo pior resultado em 14 anos, superado apenas pelo saldo negativo de 2015, de 58.599. Florianópolis também teve o pior resultado em 14 anos.

Em 2016, a Capital bateu recorde negativo no saldo de empregos, com perda de 4.654 vagas, o pior resultado entre as cidades catarinenses. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Serviço

O Quê: Feira da Empregabilidade da Anhanguera

Quando: 8 de fevereiro, das 9 às 14 horas

Onde: Faculdade Anhanguera de São José, na Rua Luiz Fagundes, 1680, Picadas do Sul.

Informações: (48) 3954-9700.

Saiba como fazer um bom currículo

A consultora de Recursos Humanos Fernanda Cassel dá algumas dicas para não errar na hora de entregar o currículo. Ela explica que é o documento que “filtra o maior número de candidatos”.

Continua depois da publicidade

— Portanto, dedicar atenção a este instrumento de apresentação e venda profissional é essencial — observou.

Siga estes passos com atenção, para não errar:

1) Seja direto e objetivo na forma de escrever. Evidencie as informações mais relevantes de sua jornada profissional (formação, experiência, resultados alcançados para as empresas em que trabalhou);

2) Preocupe-se em utilizar palavras chaves características de sua carreira e/ou do tipo de vaga que pretende buscar. Isso facilita a identificação de seu CV em pesquisas através de sites de recrutamento;

Continua depois da publicidade

3) Tenha cuidado com o Layout do seu CV, escolha modelos mais simples;

4) Faça pequenas personalizações no seu CV quando encaminhá-lo para vagas específicas, evidenciando informações de sua trajetória que lhe qualifiquem para a vaga;

5) Garanta que suas informações de contato estejam em dia e se possível coloque mais de um telefone de contato. É comum recrutadores ligarem e não conseguirem acessar candidatos tanto por telefone ou e-mail;

6) Se for entregar o currículo direto no local, em papel, preste atenção para não entregá-lo amassado – causa muita má impressão.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias no Espaço do Trabalhador da Hora