Nesta quarta-feira a Federação de Entidades Ecologistas de Santa Catarina (FEEC) apresenta à população seis propostas de criação de novos parques naturais e culturais em Florianópolis. A apresentação acontece a partir das 19h, na sala verde, no térreo do prédio da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

A iniciativa tem como objetivo fazer com que a sociedade conheça os projetos, alguns deles criados em 2005 e que ainda não saíram do papel.

Serão apresentadas as propostas do Parque Natural de Ingleses e Santinho; Parque Natural de Ingleses e Cachoeira; Parque Natural do Pântano do Sul; Parque Cultural das Três Pontas; Parque Cultural do Campeche (PACUCA) e Parque Cultural Projeto do Entorno Escolar na Armação do Pântano do Sul.

De acordo com o coordenador geral do FEEC Gert Schinke, na próxima semana o projeto do Parque Natural do Pântano do Sul deve ser protocolado na prefeitura.

Continua depois da publicidade

– Este é o projeto mais antigo, criado em 2005. É o mais polêmico também – comentou Schinke.

Segundo o coordenador, por corresponder a uma área muito grande (400 hectares), o local é o que mais sofre com o assédio das grandes construtoras que têm interesse em investir na região.

– As pessoas perguntam porque criar mais parques se os que já existem não recebem o devido cuidado. Mas a ideia é oferecer uma garantia de que essas áreas, que já são de proteção permanente, não sejam invadidas, depredadas ou sejam tomadas pela especulação imobiliária – explicou o coordenador.

Continua depois da publicidade