Quem trafega pela BR-280, no trecho entre São Bento do Sul e o trevo de Canoinhas encontra uma rodovia de pista simples com acostamento, em bom estado de conservação e com sinalização.
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O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) realizou obras no final do ano passado nos pouco mais de 120 km, que passaram por recapeamento e pintura.
Mas logo após o trevo de Canoinhas, a realidade é outra. Na SCT-280 o acostamento desaparece e os buracos viram companhia constante. A pintura das faixas na pista simples chega a sumir, assim como as placas de sinalização, e os dois lados da rodovia são cobertos por vegetação alta.
O cenário de abandono marca a parte da rodovia que atualmente está nas mãos do Estado e que passa por um processo que tem como objetivo tornar o trecho federal. Para poder passar o fardo adiante, o governo estadual elabora um projeto de revitalização dos cerca de 77 km e preparou um projeto de lei que concede o patrimônio para o União.
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O PL 0030.7/2012 foi aprovado na quarta-feira por três comissões da Assembleia Legislativa: a de Constituição e Justiça; de Trabalho, Administração e Serviço Publico; e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.
– O projeto de lei passou pelas comissões sem problemas e pedimos que ele seja votado o mais rápido possível em plenário. Acredito que será apreciado até a próxima semana-, afirma o deputado Valmir Comin, presidente da Comissão de Transportes.
Caso aprovado, o texto será sancionado pelo governador Raimundo Colombo para depois ser entregue para o DNIT, juntamente com o projeto de revitalização que também amplia a capacidade da rodovia.
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– Acredito que, até final do mês, a nossa parte esteja resolvida-, acrescenta Comin.
O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, acha que o processo pode levar mais tempo.
– O governo do Estado está fazendo a sua parte. Já fizemos o projeto solicitado que o DNIT precisa receber, o que é outro passo. Acredito que a federalização vai acontecer neste ano e não há razão para demorar. Depende da burocracia da União-.
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