O oposto cubano Isbel Mesa não faz mais parte do elenco da equipe masculino de vôlei de Blumenau. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não acatou o pedido de redução do custo do processo de transferência do atleta feito pela direção da equipe. A intenção era reduzir o valor de 20 mil francos suíços (aproximadamente R$ 75 mil) exigidos para a liberação do atleta atuar com a camisa blumenauense.
Continua depois da publicidade
Segundo Luis Fernando Novaes, vice-presidente da equipe de Blumenau, o valor está completamente fora da realidade financeira do clube.
– Praticamente quatro meses de toda nossa folha de pagamento – acrescentou.
A direção da equipe pediu para reduzir o valor com base em outros três precedentes, onde a FIVB concedeu a liberação, aplicando 10% do valor do contrato.
– Nesses casos, o atleta estava vinculado à federação de origem. A FIVB intimava a federação cubana que não se manifestava e havia a autorização pelo valor menor – explicou Novaes.
Continua depois da publicidade
No caso de Mesa, isso não foi possível, já que o atleta está fora de Cuba há mais de dois anos, no chamado período de “umbrella”, vinculado apenas a federação internacional. O argumento usado para a negativa é de que o benefício não se aplica a esses atletas. O dirigente agradeceu o empenho do atleta:
– Foi um atleta aplicado, uma pessoa nota 10, motivador, positivo. Estamos todos tristes com essa situação – resumiu, revelando ainda a existência de um acordo o retorno do atleta ao time, caso Blumenau conquiste o acesso à Superliga.
No fim de semana, após o último treino antes do embarque dos atletas relacionados para o jogo em Canoas (RS), Mesa se despediu do elenco e da comissão técnica e revelou a torcida pelo acesso da equipe à elite nacional.
A assessoria de imprensa da equipe gravou um vídeo com o atleta, em que ele agradeceu o apoio recebido da torcida e dirigentes. Confira o vídeo a seguir:
Continua depois da publicidade