A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a BR-101, fechou um acesso no quilômetro 219 no sentido Norte que deixou os moradores dos bairros Aririú da Formiga, Guarda do Cubatão e Pachecos, em Palhoça, chateados. A saída era a principal ligação entre os bairros vizinhos.

Continua depois da publicidade

– A concessionária conseguiu piorar ainda mais o deslocamento entre os bairros. Quem vem do Sul e tinha esta opção de acesso para os bairros da Guarda e Pachecos, agora tem de passar por todo o bairro da Formiga ou ir até o trevo do Aririú para fazer o retorno. Um absurdo, uma vergonha – lamentou o autônomo Eder Cristiano Rodrigues, o Edinho, 32 anos.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Morador do bairro Aririú da Formiga há 29 anos, Edinho vai todos os dias até o Loteamento Pachecos na casa da namorada. Com a obrigação de fazer o retorno no viaduto do bairro Aririú, ele já contabiliza o prejuízo.

Continua depois da publicidade

– Desde que a Autopista chegou a Palhoça só temos problemas. Terei que percorrer mais de cinco quilômetros todos os dias com o fechamento do acesso – reclamou.

O assunto já foi motivo de debate na Câmara de Vereadores de Palhoça. O vereador Edemir Niehues fez um requerimento propondo uma reunião com a PRF, concessionária, prefeitura e moradores para encontrar uma solução viável.

Nota oficial

A Autopista enviou uma nota à redação sobre o assunto:

“Atendendo a uma determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Autopista Litoral Sul efetuou, na manhã desta quinta-feira, o fechamento do retorno em nível do km 219,2 da BR-101, na região do município de Palhoça. A ação tem o objetivo de garantir a segurança dos usuários da rodovia, pois este ponto é sensível à ocorrência de acidentes. A alternativa de retorno seguro para os usuários que seguem no sentido Norte é por meio da saída 218 (km 218,2).”

Continua depois da publicidade