A SC-108, rodovia estadual de Guaramirim que está fechada para o trânsito de veículos desde 18 de fevereiro, continua interditada e recebeu novo prazo para conclusão das obras: 31 de março. A recuperação começou em agosto de 2019, seis meses após parte da pista, no km 35, ser destruída por deslizamentos causados pelas fortes chuvas de fevereiro de 2019.
Continua depois da publicidade
É a segunda vez que a data para finalização da recuperação da SC-108 é prorrogada. Quando as obras começaram, o prazo era de 90 dias, com data marcada para novembro. A segunda previsão de término era 27 de dezembro. Nesta semana, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que serão necessários mais 95 dias para conclusão da obra. De acordo com o órgão, a quantidade de chuvas na região em dezembro prejudicou o andamento dos trabalhos — a informação divulgada é que 60% dos dias foram impróprios para a execução da obra.
Além disso, ainda ocorrem deslizamentos na encosta provocados pela a instabilidade do solo. Segundo a nota da Defesa Civil, eles foram registrados no último mês e causaram retrabalho. Também foi necessário realizar uma operação com maiores precauções para evitar risco aos operários da empresa contratada. Por isso, mesmo com o avanço das obras, ainda não há liberação para tráfego de veículos leves porque há risco de novos deslizamentos.
Deslizamentos fecharam acesso e destruíram casas
O km 35 da SC-108 foi interditado após as cidades da região Norte de Santa Catarina serem atingidas por tempestades em fevereiro. Em Guaramirim, um deslizamento de terra neste trecho atingiu dez casas além de bloquear a pista.
Este trecho da SC-108 liga municípios como Guaramirim e Massaranduba a cidades maiores, como Jaraguá do Sul e Blumenau. Sem este acesso, os motoristas precisam fazer um desvio de cerca de oito quilômetros.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso:
Após deslizamento, 25 casas devem ser interditadas definitivamente em Guaramirim