A terceira e última audiência pública sobre a concessão dos trechos das BR-153, 282, 480 e 476 foi realizada nesta quarta-feira, em Brasília. A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) encaminhou um documento para que seja ampliada a área de concessão da BR-282.

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Pelo estudo apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trecho concedido e duplicado na BR-282 iria de Chapecó até o Trevo de Irani, no entroncamento com a BR-153.

O presidente da Fecam, José Cláudio Caramori, solicitou que a BR-282 seja duplicada de São Miguel do Oeste até Campos Novos, no entroncamento com a BR-470. Caramori afirmou que a duplicação da BR-153 também é necessária, mas não atende à realidade de Santa Catarina.

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Há um temor de que a concessão ligando Santa Catarina ao Paraná desloque as exportações das agroindústrias para os portos do estado vizinho, prejudicando os portos catarinenses.

Caramori também solicitou a duplicação da BR-480 até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Lideranças de Concórdia defendem a permanência do projeto que contempla uma praça de pedágio no município e também a duplicação da BR-153 entre Concórdia e a BR-282. A ANTT apresentou uma alternativa que seria retirar esta praça, mantendo apenas cobranças em Xanxerê e Vargem Bonita.

Com a mudança, a tarifa básica de Xanxerê reduziria de R$ 14,20 para R$ 9,80. Em Vargem Bonita, a tarifa aumentaria de R$ 5,60 para R$ 8,50. Em Concórdia, a tarifa será de R$ 7,20.

As contribuições podem ser feitas até amanhã, no site da ANTT (www.antt.gov.br). Depois disso o corpo técnico da ANTT deve levar dois a três meses para analisar e repassar o relatório para apreciação do Ministério dos Transportes e Tribunal de Contas da União, até o edital do leilão ser lançado.

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A previsão é de que o pedágio seja concedido em abril de 2016, com cobrança de pedágio no segundo semestre de 2017.

*com informações do repórter Darci Debona