Tosse, febre e dispneia (falta e ar) foram os sintomas mais relatados por quem foi hospitalizado com Covid-19 nos hospitais da cidade de São Paulo. A informação faz parte do último relatório divulgado pela Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB).

Continua depois da publicidade

A tosse foi identificada em 83,8% dos casos confirmados do novo coronavírus e em 78,6% nos casos suspeitos; a febre esteve presente em 82,1% dos casos confirmados e 71,5% nos suspeitos; e a dispneia apareceu em 73,2% dos casos confirmados e 74,8% nos suspeitos.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Este resultado não causa surpresa, de acordo com a infectologista Roberta Schiavon Nogueira. "É o esperado para a Covid-19, mas estes são sintomas encontrados em outras doenças também, o que deixa mais complicado", explica a médica da Sociedade Brasileira de Infectologia.

"Mesmo um resfriado ou uma gripe podem dar esses sintomas. É por isso que a gente orienta que as pessoas procurem um hospital de acordo com a intensidade dos sintomas. Aquela febre que não quer passar ou está aumentando de temperatura, uma falta de ar progressiva", afirma.

Continua depois da publicidade

"Mesmo para os profissionais de saúde. Não é o teste, é a intensidade dos sintomas que vai orientar a condução do caso", conta a especialista.

Outros sintomas relatados pelos pacientes são dor de garganta (24,3% dos casos confirmados e 18,3% dos suspeitos), diarreia (13,3% dos casos confirmados e 12,4% dos suspeitos) e vomito (6,8% dos casos confirmados e 9,1% dos suspeitos).

Em relação às comorbidades relacionadas aos casos de pessoas hospitalizadas no sistema paulistano de saúde, os maiores percentuais identificados são os das doenças cardíacas crônicas e diabetes. Isso, levando em conta tanto os casos suspeitos como os confirmados.

Problemas cardíacos foram encontrados em 35,8% dos casos confirmados e em 29% dos casos suspeitos de Covid-19. Já diabetes representa 24,6% dos casos e 20,3%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Aparecem ainda, com incidência menor, outras condições pré-existentes como: obesidade, asma, imunodepressão, doença hepática, doença neurológica, doença renal e doença respiratória crônica.

A capital paulista tem 16.638 casos de Covid-19 confirmados, com 1.439 mortes. No estado todo são 26.158 casos e 2.247 mortes.