O mercado têxtil representa no Brasil pelo menos 1,5 milhão de empregos diretos e é o segundo maior gerador de vagas para quem quer entrar no mercado de trabalho. Em Blumenau e região, empresas que ajudaram a transformar a realidade econômica e social dos seus entornos fazem parte da história dos municípios.
Continua depois da publicidade
Nada mais justo, então, que fosse em Blumenau a maior feira para a indústria têxtil das Américas. Começa hoje a 15ª Febratex, com foco nos lançamentos mundiais em equipamentos, acessórios, insumos e matérias-primas para o segmento, além de estudos de mercado e tendências da área.
Com a organização trabalhando na montagem dos estandes desde a semana passada, as portas de todos os setores do Parque Vila Germânica abrem às 14h, com a participação de 2,4 mil marcas de 60 países. Os números fazem da 15ª Febratex a maior até hoje, de acordo com Hélvio Roberto Pompeo Madeira, sócio-presidente da FCEM, empresa que organiza a feira.
– Temos lista de espera de expositores. É a maior até hoje e se tivéssemos mais espaço, seria maior ainda. Parte do crescimento se deve ao novo pavilhão da Vila Germânica – avalia, com referência ao Eisenbahn Biergarten, inaugurado ano passado e que será utilizado pela Febratex. Além dos quatro setores da Vila, a organização montou um quinto pavilhão anexo para atender a demanda.
Na última edição, em 2014, a feira movimentou R$ 1,3 bilhão em vendas. O objetivo em 2016 é bater o montante, mesmo em um ano de crise econômica.
Continua depois da publicidade
Para chegar a esse valor, a inovação é o caminho encontrado pelas marcas que garantiram um estande em Blumenau e estarão disponíveis às 95 mil pessoas que a organização espera receber até sexta-feira. São 5 mil pessoas a mais que na edição anterior, expectativa baseada no número de cadastros recebidos até ontem.
Otimismo na rede hoteleira
Não é só o setor têxtil que se beneficia com a Febratex em Blumenau. A presença de empresários e visitantes de vários países na cidade durante a semana aumenta a movimentação de dinheiro no comércio local. Nos hotéis a expectativa de que a ocupação dos leitos chegaria a 100% se confirmou e a rede estará lotada entre hoje e sexta-feira.
– Temos 100% de ocupação nos dias da feira, mas no período que antecede e logo depois do evento também há um índice alto, perto de 80%. Trata-se especialmente de quem trabalha no evento e precisa de um tempo para montar e desmontar os estandes – avalia o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Emil Chartouni Neto.
Além da rede hoteleira, os restaurantes e taxistas também esperam um movimento acima do normal com os turistas durante a semana. Vale lembrar que a Febratex é considerada o segundo maior evento da cidade em número de visitantes, atrás somente da Oktoberfest.
Continua depois da publicidade
Números
Expositores de
60
países
2,4 mil
marcas
24 mil
metros quadrados de área utilizada
4
setores da Vila Germânica e um espaço anexo
95 mil
pessoas devem passar pelo evento
Serviço:
O quê: Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil 2016
Quando: de hoje até sexta-feira, das 14h às 21h
Onde: Parque Vila Germânica, em Blumenau
Quanto: gratuito para quem se credenciou. Na hora, entrada de R$ 20.
Mais informações: www.febratex.com.br