O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, comemorou a liberação da presença de público em jogos de futebol em Santa Catarina, confirmada pelo governo de SC para a partir do dia 15 de setembro. A decisão anunciada por Carlos Moisés valerá apenas para competições organizadas pela entidade, sem efeito para as partidas no estado pelo Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
> SC define data para volta do público aos estádios; shows e baladas serão autorizados
- Gostaria de agradecer o governador Carlos Moisés e o secretário (de Saúde) André Motta por entenderem que o futebol não suportava mais ficar com seus estádios vazios. Agora, vamos pedir para que os torcedores respeitem as normas. Ficamos um ano e meio esperando por isso – declarou Angelotti, em entrevista a Carlos Rauen no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, desta quinta-feira (9).
Ainda de acordo com o presidente, a federação terá fiscais nos estádios, e os clubes ficarão responsáveis pelas equipes de segurança para possibilitar o respeito dos pontos a serem estipulados no protocolo sanitário do Estado. As regras ainda serão definidas pela Secretaria de Saúde, e o texto poderá ser publicado ainda nesta quinta.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Continua depois da publicidade
– O associado se distanciou do clube. Como não tinham como ir mais aos estádios com a pandemia, eles foram cortando as mensalidades. O futebol também é um cadeia muito produtiva, olha quanta gente depende do futebol para a sobrevivência – complementou Angelotti.
A data foi confirmada pelo governador Carlos Moisés, através das redes sociais, nesta quarta-feira (9). Segundo o chefe do Poder Executivo estadual, a liberação possui base no avanço da vacinação em Santa Catarina, o que permitiria a “melhora na condição sanitária e a possibilidade de dar um passo à frente”.
Ser um dos estados que mais vacinam nos trouxe a melhora na condição sanitária e a possibilidade de dar mais um passo à frente.
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) September 9, 2021
A partir de 15/9, vamos permitir público nas competições esportivas, com regramentos a serem definidos pela @saudepublicasc.
A FCF deverá promover a liberação de público para os jogos finais da Série B do Catarinense, entre Camboriú e Barra, nos próximos dias 15 e 19. Além disso, a Copa SC começa também na semana que vem, com oito clubes participantes – Figueirense, Avaí, Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Juventus, Hercílio Luz e Caçador.
Continua depois da publicidade
Desde março do ano passado, início da pandemia de coronavírus, os estádios de Santa Catarina não recebem público em geral. Já havia uma expectativa para a volta neste mês, porém o governo de SC chegou a anunciar a extensão do decreto que proibia a presença dos torcedores até o fim de setembro.
> Quatro em Campo analisa sequência de jogos de Figueirense e Avaí pelo Brasileiro
A prorrogação deixou indignado o presidente da FCF, que alegou a ausência de um canal aberto pela autoridade pública estadual para dialogar sobre o tema. Porém, uma reunião ocorreu no último dia 6, em que a federação solicitou a capacidade de 50%. Outro pedido feito pela entidade é que somente pessoas vacinadas possam entrar nas arenas esportivas.