A Federação Catarinense de Futebol já tomou conhecimento da decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que negou a liminar do Sesi para a liberação do estádio Bernardo Werner, em Blumenau. Mas o departamento técnico da entidade diz que os jogos entre Brusque x Atlético de Ibirama, nesta quarta-feira, e Metropolitano x Joinville, na quinta, estão mantidos.

Continua depois da publicidade

A FCF acredita sim que há a possibilidade das partidas serem canceladas, mas que isso é algo remoto e que está tranquila em relação a isso.

As restrições

A decião, aliás, pegou todo mundo de surpresa. Diretorias da entidade e do Metropolitano e, principalmente, os torcedores, ficaram intrigados se perguntando “por que só o Sesi?”. O estádio já havia sido liberado com restrições, mas o desembargador Gaspar Rubick entende que estas restrições impedem a segurança do público.

Continua depois da publicidade

Rubick lembra que desde 2011 existe um processo em curso que pede que o complexo esportivo se adeque às normas de segurança. No texto da decisão, ele diz que: “É bem verdade que desde o primeiro contato melhorias podem ter sido realizadas, mas não em sua totalidade para satisfazer as exigências. Aliás, cabe ressaltar que no curso do inquérito civil público que precedeu esta ação, além do silêncio do réu Metropolitano, o réu Sesi não refutou as irregularidades, apenas informou a solução de algumas e a impossibilidade financeira de atender as demais”.

Além disso, foram listados seis pontos que, segundo Rubick, interferem diretamente na segurança de torcedores, profissionais que estejam envolvido com o jogo e até mesmo das pessoas que circulam pelo complexo. Eis os pontos:

1 – Providenciar para que as pessoas que acessam o complexo do Sesi não tenham contato com os torcedores.

Continua depois da publicidade

2 – Providenciar o isolamento visual do perímetro do Estádio, inclusive as cercas de alambrados que dividem o complexo com a via pública.

3- Providenciar segurança privada no acesso dos atletas e árbitros nos vestiários.

4 – Instalar bilheteria, lanchonete e banheiros no dias de jogos para a torcida visitante.

5 – Providenciar monitores e/ou orientadores suficientes para a condução dos torcedores até a arquibancada da torcida visitante.

6 – Deverá ser mantida a limpeza, evitando materiais soltos tipo: tijolos, pedras, pedaços de ferro, etc.

Continua depois da publicidade