A Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) divulgou nesta quinta, dia 13, o calendário e o roteiro da 17ª Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina, a mais tradicional prova por etapas do Brasil. A competição ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro deste ano, começando no extremo oeste do Estado e terminando em Joinville, no norte.
Continua depois da publicidade
A prova terá dez etapas, além do prólogo (espécie de abertura oficial), que será disputado dia 28 de agosto. O prólogo será realizado em São Miguel do Oeste, numa prova por equipes de dez quilômetros. Ao todo serão 962,6 quilômetros a serem percorridos em 11 dias.
Apesar da média diária ser inferior a 100 quilômetros, o presidente da FCC João Carlos de Andrade ressalta que será uma edição bastante desgastante.
– Primeiro, pelo desafio de cruzar verdadeiramente Santa Catarina, do Oeste, ao Sul e ao Norte. Depois, porque haverá etapas longas e duras, logo nos primeiros dias – disse Andrade.
Um dos pontos fortes a ser destacado é a realização do exame antidoping, que na edição do ano passado acabou flagrando quatro atletas: Cássio Paiva, Renato Seabra, Jeferson Miziaki e Evandro Portela, esse o campeão da Volta 2002, que acabou perdendo a taça.
Continua depois da publicidade
– Estamos resguardando aqueles atletas que correm limpos. O antidoping é um investimento na imagem da Volta. Descobertas de doping são ruins para a imagem do atleta e do esporte de um modo geral, mas boas para o evento, que se fortalece pela seriedade – afirmou o presidente da FCC.